Konecta Limeira recebe o projeto “Idoso Por Um Minuto”
Publicado em 27 de agosto de 2025
A Konecta Limeira, multinacional de soluções em experiência do cliente, recebeu na última semana o projeto “Idoso Por Um Minuto”, promovida pelo gabinete do vereador Marcelo Rossi, que é médico geriatra. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos colaboradores uma imersão prática nos obstáculos enfrentados por pessoas idosas no cotidiano, estimular a empatia e fortalecer práticas de inclusão no ambiente de trabalho.
Duas turmas de colaboradores participaram da dinâmica, que simulou limitações comuns na vida adulta avançada. Para isso, foram utilizados óculos escuros para representar as dificuldades de visão, protetores auriculares para remeter à redução da capacidade auditiva e luvas que dificultaram a percepção táctil. Em meio a ruídos simulados que simbolizavam poluição sonora, acessórios como elásticos, caneleiras e coletes com peso aumentaram a sensação de dificuldade de locomoção, tornando as atividades ainda mais desafiadoras. Ao longo da experiência, os colaboradores também tiveram que realizar uma série de tarefas: ler, ouvir, escrever, caminhar entre cones, subir escadas e utilizar andadores.
A iniciativa faz parte das comemorações do Mês dos Pais, desenvolvido pelo DHO (Departamento Humano e Organizacional). “Todos ficamos extremamente sensibilizados com esse projeto. A Konecta tem programas e políticas voltados para a inclusão de pessoas com mais de 50 anos, reconhecendo-as como parte importante da força de trabalho. Nosso foco é promover um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e com foco no desenvolvimento de talentos”, afirma Larissa Fidellis, gestora da área.
“O respeito ao idoso envolve toda a sociedade. O idoso precisa sair da invisibilidade seja ela na política, no serviço público ou na iniciativa privada. Trazer o projeto para a Konecta foi comovente. Muitos trouxeram inclusive relatos familiares que mostram a importância de ampliarmos cada vez mais o alcance do Idoso Por Um Minuto”, destaca Rossi.