Lagoas de tratamento de esgoto voltam a funcionar
Prefeitura realiza manutenção em tronco coletor antigo e reconstrói caixas de secagem do lodo
Publicado em 31 de março de 2017
O esgoto do município estava caindo in natura no Ribeirão Cachoeirinha desde o ano passado. Além de prejudicar o meio ambiente, o problema gerava multas para a Prefeitura.
A situação era causada por vazamentos no antigo tronco coletor e por falta de manutenção na bomba de recalque. Após um trabalho feito pelo departamento de Água e Esgoto, as três lagoas do local voltaram a funcionar em acordo com as exigências dos órgãos ambientais.
Caixas de secagem
As lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto ficam no bairro Torioni, em área rural de Iracemápolis. A obra de desassoreamento ficou parada em 2016 por causa de problemas nas quatro caixas que servem para secagem do lodo.
A situação começou a ser resolvida em janeiro deste ano, quando o prefeito Fábio Zuza se reuniu com diretores da Agência das Bacias PCJ para discutir a situação. A obra foi reiniciada e já está concluída.
Outro ponto a ser destacado é que, desde o início desta semana, o acesso às lagoas está limpo e transitável. Por anos, o local ficou tomado por mato.
“A Cetesb havia notificado verbalmente o município para que fosse feito a limpeza do local, pois os técnicos estavam sem acesso para fazer a coleta da água para análise”, informou Nivaldo Conti, do setor municipal de Água e Esgoto.