Laudo da Cetesb aponta que água da represa está saudável
Os testes apontam que a qualidade da água não está alterada com o aparecimento de plantas aquáticas
Publicado em 20 de junho de 2014
Os testes realizados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, na represa de Iracemápolis apontam que a água está saudável.
Os resultados dos exames feitos pelos técnicos da companhia a partir de amostras da água, recolhidas na última semana. Os testes, segundo ele, apontam que a qualidade da água não está alterada com o aparecimento de plantas aquáticas no ambiente e que remover ou não cabe à Prefeitura.
O PH da água está com 7,2 o que, segundo ele, é um índice quase neutro. O cloreto está com 4,1 miligramas por litro. Esses números são bons e indicam que não há alteração na qualidade.
O exame também analisou o DBO, que identifica a presença de matéria orgânica na água. O resultado foi menor que 2 e indica que não há roubo de oxigênio ou seja, o ambiente também não está alterado para os seres que vivem na represa, como os peixes.
O DQO mostrou menos de 50 mililitros por litro. O resultado também apontou que o nitrogênio nitrato está em 0,08 e nitrogênio nitrito em 0,02 por litro.
Os sólidos totais estão em 62 miligramas por litro. O oxigênio dissolvido está em 6,9. “Os dado apontam que está tudo em ordem com a represa e que o abastecimento não está prejudicado”.
O prefeito Valmir Almeida declarou que está satisfeito em saber que a água está saudável e que a remoção será estudada.