Lei do Silêncio: como lidar com vizinhos barulhentos


Publicado em 6 de novembro de 2015

O som alto incomoda algumas pessoas. Festas que fazem o som passar para outras residências e casos semelhantes acontecem com certa frequência. Mas o que fazer quando o vizinho não respeita e coloca o som muito alto? Ou quando você precisa dormir durante o dia para trabalhar a noite e não consegue por causa de barulho?

Com base no site Casa das Dicas, a Gazeta traz algumas sugestões que podem ajudar.

Quem incomoda vizinhos com qualquer tipo de som alto está sujeito a punições. Há leis federais e municipais que defendem isso. Perturbar o trabalho ou o sossego alheio com gritaria ou algazarra, instrumentos sonoros ou coisas do tipo é passível de punições. É possível reclamar na Delegacia de Polícia fazendo um boletim de ocorrência. Se não resolver, pode procurar o Ministério Público.

Conversa amigável

Resolver as coisas pelo diálogo sempre foi o modo mais barato, simples e que gera menos desgaste para todos. Há casos de pessoas que talvez não tenha a consciência do problema que estão gerando. Uma boa conversa pode levar o vizinho a mudar de atitude.
Buscar autoridades

Se a primeira opção não resolver, você tem o direito de falar com as autoridades. Nesse caso é importante analisar quem é o vizinho. Se for um bar, casa de shows ou salão de festas, o melhor caminho é a Prefeitura, responsável por fornecer alvarás de funcionamento. A Polícia Militar pode ser acionada em casos extremos.

Soluções acústicas

Para quem não quer ir pelo caminho das autoridades, alguma solução acústica pode ser adotada para minimizar os efeitos do som emitido pelo vizinho. Há portas e janelas que inibem barulhos. Mas, é claro, essa opção acarreta em custos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.