Lembranças, respeito e saudade no Dia de Finados

Data é especial para relembrar entes queridos


Publicado em 30 de outubro de 2015

No feriado da próxima segunda, dia 2, celebra-se o Dia de Finados. O objetivo é relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram. Trata-se de um costume cultural antigo e celebrado em todo o mundo.

A data sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado dia 1º, e é muito importante para os cristãos. Também por isso, no dia é muito comum os cemitérios ficarem lotados.

Em Iracemápolis, o Cemitério Municipal, como acontece todos os anos, deve receber um número grande de visitas. Muita gente irá ao local movida pelo sentimento de lembrança, respeito e saudade. É o caso, por exemplo, da moradora Nelise Santini, de 40 anos. À Gazeta, ela falou um pouco sobre a data.

“Finados representa um conjunto de sentimentos: lembranças de momentos que passamos com nossos entes queridos, a convivência do dia a dia, as alegrias e também tristezas. Representa ainda a angústia, pois não podemos mais abraçar quem tanto amamos”, reflete.

Nelise costuma, junto de sua mãe, ir à missa, levar flores nos túmulos e rezar. “Rezamos para nossos falecidos, seja familiar ou amigo”, conta. E, por fim, faz uma lembrança importante: “Embora o Finados seja um feriado dedicado à visita ao cemitério, não devemos esquecer de nossos falecidos nos demais dias. Não há como esquecer de alguém que amamos. Eu, particularmente, tenho o meu pai morando em meus pensamentos e em meu coração a cada segundo”.

Sérgio Costa, outro morador ouvido pelo jornal, diz que a ida até o local é mais do que um ritual, é uma atitude nobre e de respeito. Ele tem 22 anos e conta que, desde pequeno, aprendeu que as pessoas não devem jamais ser esquecidas.

“É muito importante guardar no coração os amigos e parentes que se foram. O respeito deve sempre permanecer”, disse.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.