Luta antimanicomial
Publicado em 20 de maio de 2016
Na última quarta, 18 de maio, foi Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento propõe, no cenário nacional, reflexões acerca de políticas públicas em saúde mental.
É um movimento que começou na década de 1980, tendo por objetivo a substituição de Hospitais Psiquiátricos por serviços abertos e acesso a tratamento humanizado, de atenção à diversidade de intervenções, respeitando o momento em que o sofrimento mental surge e se manifesta.
Assim, a luta antimanicomial é a busca da liberdade, do direito do convívio em sociedade, do acesso à saúde integrativa, sem que o indivíduo tenha que abrir mão de sua representação como cidadão.
Em Iracemápolis, a Secretaria de Saúde trabalha para contribuir com munícipes que necessitam desse tipo de acompanhamento. É elaborado um Projeto Terapêutico para esta população específica, e uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) deve ser inaugurada em breve anexa ao Pronto Atendimento Municipal.
De modo geral, graças a um trabalho que vem de muitos anos (até mesmo décadas), Iracemápolis sempre foi referência quando se trata de respeito com as questões que envolvem saúde pública.