Mercedes-Benz começa a operar ‘porto seco’ na cidade
Primeiros carros da Mercedes-Benz chegaram nesta quarta-feira e Prefeitura espera alta no orçamento
Publicado em 25 de abril de 2014
A Mercedes-Benz começou a operar em Iracemápolis nesta quarta-feira com a chegada dos primeiros carros importados. Os veículos produzidos na Alemanha e Estados Unidos serão desembarcados no porto de Santos e virão para a cidade onde receberão os últimos trabalhos antes de seguir para as concessionárias de todo país.
A fábrica da empresa será inaugurada, segundo projeção, em 2016. Mas com esse projeto, que ficou conhecido como ‘porto seco’, a empresa inicia seus trabalhos no município. Antes da mudança, esses carros desembarcavam em porto do Rio de Janeiro e eral levados a Juiz de Fora, Minas Gerais.
A empresa alugou um barracão, onde funcionava anteriormente uma fábrica de capacetes. No primeiro dia, cerca de 500 carros chegaram ao local. De acordo com representantes da empresa, devem chegar de 800 a mil importados ao mês no município.
O gerente de logística e preparação de automóveis, Vanderlei Pradella, informou que, no local, os carros receberão itens como extintores de incêndio e número dos chassis nos vidros, exigências que existem apenas no Brasil.
O nome adequado do sistema, é Pre Delivery Inspetion (PDI), com, em português, se chama Centro Inspeção de Entrega. Nele, os carros passarão por vistorias pertinentes antes de encaminhadas à venda. Serviços de pintura também serão realizados e colocação de manuais em português.
20 IRACEMAPOLENSES
Para o trabalho foram contratados cerca de 20 iracemapolenses, segundo o representante de relações governamentais e institucionais da empresa, Sérgio Kacas. A Mercedes trouxe uma equipe de aproximadamente cinco pessoas para iniciar e coordenar os trabalhos. “Os outros 20 são contratados da cidade. Alguns estão acertados e outros em fase de contratação”, explicou. Há a possibilidade de acréscimo de até 5 profissionais até o final do ano.
TREINAMENTOS
No espaço, eles comentam que devem ser realizados treinamentos de funcionários que trabalharão na fábrica da Mercedes, programada para ser inaugurada em 2016. “Aguardamos, neste momento, autorização ambiental para iniciar as obras de construção da fábrica”.
Prefeitura espera aumento no orçamento para 2016
Durante coletinva de imprensa, o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida informou que o início das atividades é muito positivo para a cidade. Ele calcula que haja acréscimo no orçamento para 2016. Antes, a Prefeitura esperava alta para 2018 – dois anos após a inauguração da fábrica.
“Ainda não temos uma projeção do quanto será esse aumento. Só poderemos fazer uma estimativa ao final deste ano, a partir das vendas dos carros. Ainda sim, estamos muito satisfeitos porque sabemos que a Mercedes-Benz está cada vez mais conceituada e a qualidade dos veículos é conhecida”, diz.
“Teríamos que esperar até 2018 para ter o retorno do ICMS. É neste ano que chegam os ganhos com o ICMS da fábrica. Com o PDI, o imposto deste ano será aquecido em 2015, pelo Estado, e teremos o retorno em 2016″, diz. Ele afirma que, para o próximo ano, ações de melhorias porderão ser previstas a partir da estimativa.
Saiba como trabalhar na Mercedes-Benz
Os gerentes da Mercedes comentam que interessados em trabalhar na empresa, a partir da inauguração, devem acessar o site da empresa e preencher o cadastro. Na página será apresentada opção para as unidades e o candidato deve selecionar Iracemápolis. O link é www.mercedes-benz.com.br. Segundo Kacas, há uma equipe que avaliará o conteúdo dos currículos.