Morador de Iracemápolis é enganado por falso funcionário do Serasa


Publicado em 25 de outubro de 2025

A Justiça de Limeira (SP) recebeu denúncia e abriu ação penal contra um acusado de estelionato que se passou por funcionário do Serasa e enganou um morador de Iracemápolis, ao exigir transferências via PIX. Nesta segunda-feira (20/10), edital foi publicado para citação do réu.

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público (MP) no final de agosto, após a confecção do relatório policial. A fraude aconteceu em agosto de 2022.

Por meio do WhatsApp, uma pessoa não identificada fez contato com o morador de Iracemápolis. Apresentou-se como funcionário do Serasa, órgão de proteção ao crédito. Assim, ofereceu à vítima uma proposta para aumento do score junto aos bancos de dados e cadastros do consumidor, especialmente o Serasa e o SPC.

Para tanto, seria necessária a transferência de valores, via PIX, para uma determinada chave. A vítima fez quatro operações e transferiu um total de R$ 2,5 mil à conta indicada.

Depois do pagamento, o homem não conseguiu mais contato com o suposto funcionário e aí percebeu que foi vítima de uma fraude.

A Polícia Civil abriu inquérito após representação e, com o auxílio de operadoras telefônicas e instituição de pagamento, identificou o proprietário das linhas telefônicas utilizados no golpe. O titular do número negou qualquer envolvimento com atos criminosos e não conhece o beneficiário do dinheiro.

Conforme a polícia, o réu tem extensa folha de antecedentes criminais, com registros por estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e outros crimes patrimoniais. A Promotoria o denunciou por estelionato, com recebimento da ação por parte do juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, da 2ª Vara Criminal.

Com a citação, o réu terá dez dias para apresentar resposta à acusação. Fonte: Rafael Sereno/Diário de Justiça.

Os comentários estão desativados.