Morador de Iracemápolis lança livro sobre espiritualidade medieval com foco em Marta e Maria de Betânia


Publicado em 17 de agosto de 2025

moises-full

O morador de Iracemápolis Moisés Alves, atualmente doutorando em História da Filosofia Medieval pela Universidade de São Paulo (USP), lançou recentemente o livro “Vida ativa e vida contemplativa – Exemplificadas em Marta e Maria na espiritualidade medieval”. A obra mergulha na tradição filosófica e teológica da Idade Média para refletir sobre dois modos fundamentais de viver: a ação e a contemplação, representadas simbolicamente por Marta e Maria de Betânia, personagens do Evangelho.

No livro, Moisés propõe que essas figuras não devem ser vistas como opostas ou excludentes, mas como expressões complementares da condição humana. Para os autores medievais analisados, a vida ativa (Marta) e a vida contemplativa (Maria) são irmãs inseparáveis na construção do ser humano integral — alguém que tanto age no mundo quanto busca compreender e refletir.

Moisés Alves possui mestrado em Filosofia (ênfase em Metafísica) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é graduado em Filosofia e Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai-SP) e tem especialização em Teologia e Interpretação Bíblica. Atualmente, leciona no Senac de Limeira, nas áreas de Ensino Médio e curso técnico em Multimídia.

Interessado em temas que dialogam com educação, filosofia, história e religião, Moisés une em sua produção intelectual a bagagem acadêmica e a sensibilidade para questões existenciais, propondo uma leitura atualizada de conceitos antigos, mas ainda profundamente relevantes.

A obra é indicada para leitores interessados em espiritualidade, tradição cristã, filosofia medieval e reflexões sobre o equilíbrio entre o fazer e o ser.

Os comentários estão desativados.