Município divulga esclarecimento sobre a questão da água e racionamento


Publicado em 4 de fevereiro de 2022

Com o objetivo de esclarecer à população sobre a questão da água no município, a prefeita Nelita Michel gravou nesta semana um vídeo com a equipe da Estação de Tratamento de Água e do Planejamento. O vídeo está nas redes sociais da Prefeitura e o objetivo foi promover a transparência diante de informações falsas propagadas por meio de rede social.

“O racionamento existe porque é preciso. Com toda essa chuva nos últimos dias não tivemos vazão das nossas represas, isso quer dizer que os índices estão bem baixos”, informou. No início do ano, estudo promovido pelo setor de Planejamento apontou que a cidade registrou 46% a menos de chuva em 2021. A crise hídrica também afeta outros municípios.

Diante de questionamentos sobre abertura de válvula entre a Represa Iracema e a Municipal, o servidor da ETA, Adriano José da Silva, informou que o procedimento ocorre todos os anos e água da Iracema vai direto e somente para a Represa Municipal. Ele atua no setor há 15 anos. Conforme a equipe, se o procedimento não tivesse sido realizado, hoje, o município necessitaria de motobomba para abastecimento da cidade.

“Captamos água para a Represa Municipal e precisamos manter os níveis altos para garantir o abastecimento. Esse procedimento foi feito corretamente e essa água não foi jogada fora. Há somente uma válvula e essa ação ocorre várias vezes ao ano. Continuaremos fazendo isso para garantir o abastecimento em nossa cidade. Temos que manter o nível da Represa Municipal o maior possível para não ter desabastecimento”, disse ele.

A equipe explicou ainda que o sistema de abastecimento na cidade ocorre por meio de nascentes. Portanto, não é possível comparar as represas, por exemplo, com o Rio Piracicaba que, diante de chuvas, tem tido maior vazão.

ATENDIMENTO 24 HORAS
Adriano destacou ainda que toda equipe fica à disposição para esclarecimentos de dúvidas da população e, assim, evitar que sejam propagadas informações inverídicas. A equipe está 24 horas à disposição da população.

A Prefeitura também informou que o início do racionamento deixou de ser as 6h e passou a ser a partir das 7h.

Os comentários estão desativados.