Município ultrapassa meta do Ministério da Saúde no atendimento odontológico a gestantes


Publicado em 4 de fevereiro de 2022
Coordenadora explica a importância do tratamento nesta fase; Dos municípios da DRS 10, cidade foi a que teve melhores índices (Foto: Divulgação)

Coordenadora explica a importância do tratamento nesta fase; Dos municípios da DRS 10, cidade foi a que teve melhores índices (Foto: Divulgação)

Devido à grande importância que tem o tratamento odontológico a gestantes, o Ministério da Saúde estabeleceu como meta aos municípios que esse atendimento seja feito com pelo menos 60% das gestantes cadastradas nas unidades de saúde. Iracemápolis chegou a 86% de atendimentos realizados no primeiro quadrimestre e 74% no segundo quadrimestre de 2021. Além disso, neste período, dos 26 municípios que compõem a DRS 10 (Departamento Regional de Saúde), somente Iracemápolis atingiu essa meta. Além dos dentistas, esse atendimento conta com uma equipe multiprofissional que conta com os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermeiros e psicólogos.

A coordenadora de Saúde Bucal, Zuleica Maria de Almeida Pedroso, cita que, para o município manter bons índices, zelando pela saúde de gestantes e bebês, é muito importante que todas façam a adesão ao serviço, pois ainda há registros de resistência ao atendimento.

“O estado da saúde bucal da gestante é relevante por diversos fatores. O primeiro é que esse está diretamente associado ao desenvolvimento da saúde geral e bucal do bebê. Além disso, apesar da gestação não causar gengivite, as transformações hormonais no período podem ocasionar um aumento dessa doença pela falta de controle da placa bacteriana. Por fim, o desenvolvimento da cárie dentária é outro fator de preocupação, uma vez que, devido às mudanças de hábitos alimentares durante esse período, caso não haja uma higiene oral adequada, aumenta o risco da doença”, explica a coordenadora.

Gestantes que se interessarem pelo atendimento devem procurar a Unidade de Saúde a qual pertence.

Os comentários estão desativados.