Mutirão para contratação de pessoas trans será realizado amanhã, em Limeira

Ação faz parte das atividades do mês da Visibilidade Trans


Publicado em 30 de janeiro de 2024

Para celebrar o mês da Visibilidade Trans, a Konecta Limeira vai promover amanhã, 31 de janeiro, uma ação para contratação de pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+. São mais de 150 vagas para operador de telemarketing com carteira assinada e vários benefícios.

A atividade terá dois momentos, com encontros às 9h e às 11h. A ideia é começar com a apresentação da empresa para mostrar aos interessados a estrutura, cultura e forma de trabalho. Além de conhecer a Konecta, neste mesmo dia, os participantes poderão passar por todas as etapas de contratação como processo seletivo, verificação de documentos, exame médico, e sair com a carteira assinada e data de início de trabalho.

Para participar, é preciso se inscrever com antecedência pelo link http://bit.ly/VagasKonecta. Para as vagas, não é preciso ter experiência, basta ser maior de 18 anos e ter o ensino médio completo.

O embaixador da comunidade LGBTQIAPN+ do programa Konecte+, desenvolvido com os colaboradores da Konecta, Rogério Gamba, ressalta que a idade também não é impedimento para a contratação. “Nós estamos em busca de pessoas que queiram aprender coisas novas e que tenham habilidade para lidar com pessoas. Nossa empresa valoriza o crescimento profissional, a inovação e a diversidade”, destaca.

MERCADO DE TRABALHO
Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o Brasil continua, pelo 14º ano consecutivo, sendo o país que mais mata pessoas travestis e transexuais no mundo. Outro dado alarmante em relação é a baixa participação no mercado de trabalho brasileiro. Duas pesquisas, que fazem parte do estudo Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022, revelam que a participação de profissionais trans nas empresas não chega a 1%. As pesquisas entrevistaram mais de 26 mil pessoas, entre 2019 e 2021.

Para os órgãos oficiais, no entanto, a população trans segue invisível. O Ministério do Trabalho e Emprego e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não têm dados oficiais e medições sobre mercado de trabalho para pessoas trans.

O IBGE vai estimar o tamanho da população trans, travesti e não binária do Brasil, mas com levantamento voltado para a saúde. Os dados começaram a ser levantados em 9 de outubro de 2023 e estarão na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde. Pela primeira vez na história, o IBGE perguntará sobre a identidade de gênero das pessoas entrevistadas, além da orientação sexual. Apesar disso, ainda não há previsão de pesquisas sobre empregabilidade para pessoas trans.

Os comentários estão desativados.