O custo dos feriados


Publicado em 23 de abril de 2016

É quase unânime a ideia de que todo mundo adora feriados. Afinal, num mundo corrido como o nosso, com tantos afazeres, ter a oportunidade de descansar uns dias a mais é sempre um alívio. Quando o feriado cai em algum dia em que é possível “emendar” com o fim de semana, então, nem se fale!

Porém, numa visão mais técnica, e sob o ponto de vista da economia, nem tudo são flores. Um estudo feito pela Federação das Indústrias (Firjan) revela que não são poucos os prejuízos causados pela farra dos feriados nacionais, estaduais e municipais. Os dados mostram que o excesso tem custo elevado para o país, já que os setores da economia deixam de produzir.

Segundo a Firjan, cada dia não trabalhado em 2016 custa à indústria a fortuna de R$ 5,46 bilhões. Isso sem contar os segmentos de comércio e serviço. Com isso, a indústria brasileira vai perder R$ 54,6 bilhões com sete feriados e três pontos facultativos federais que caem em dias de semana. O valor é 3,7% do PIB industrial.

Tudo isso está no estudo “O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria”, divulgado este ano. Mas não é de hoje que a Firjan se preocupa com isso: desde 2001, a Federação alerta com dados técnicos que os feriados fazem cair a produção, o consumo, o nível de emprego e a arrecadação de impostos.

Descansar é sempre bom. Mas vale a pena refletir, sobretudo em tempos de crise, que toda moeda tem dois lados.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.