O custo dos feriados para o país
Publicado em 11 de novembro de 2016
É quase unânime a ideia de que todo mundo adora feriados. Afinal, num mundo corrido como o nosso, com tantos afazeres, ter a oportunidade de descansar uns dias a mais é sempre um alívio. Quando o feriado cai em algum dia em que é possível “emendar” com o fim de semana, então, nem se fale!
Porém, sob o ponto de vista econômico, nem tudo são flores. Um estudo feito pela Federação das Indústrias (Firjan) mostra que não são poucos os prejuízos causados pelos feriados. O excesso de dias de folga tem custo alto para o país, porque os setores da economia deixam de produzir.
Segundo a Firjan, cada dia não trabalhado em 2016 custa à indústria R$ 5,46 bilhões. Isso sem contar os segmentos de comércio e serviço. Com isso, ao final de 2016, a indústria brasileira vai perder R$ 54,6 bilhões com os sete feriados e os três pontos facultativos federais que caíram em dias de semana, o que representa 3,7% do PIB industrial.
Tudo isso está no estudo “O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria”. São dados técnicos que mostram que os feriados fazem cair a produção, o consumo, o nível de emprego e a arrecadação de impostos.
Descansar é sempre bom. Mas vale a pena refletir, sobretudo em tempos de crise, que toda moeda tem dois lados.