Orientações ao munícipe – Qualidade da água – ÁGUA “BRANCA”


Publicado em 4 de fevereiro de 2022

Orientacoes-ao-munícipe--Qualidade-da-agua

“A água da minha casa sai branca da torneira, é muito cloro?”

Não, o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito acima da encontrada na água da rede pública de abastecimento. O fato da água em alguns locais e em determinados horários sair “branca” da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações. Esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas e são estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.

Isso acontece porque, quando o abastecimento é interrompido por qualquer motivo, como uma manutenção preventiva, por exemplo, as tubulações podem se encher de ar. Quando o serviço volta a ser fornecido, o ar presente nos canos é dissolvido na água, fazendo com que ela atinja uma coloração mais esbranquiçada.

Quando abrimos a torneira e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender da água, o que pode percebido colocando a água “branca” em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos. Para minimizar este fato, recomendamos que se feche um pouco o registro de entrada da água no cavalete.

*Orientação à população do técnico químico da ETA, Adriano José da Silva.

Os comentários estão desativados.