Orientações sobre o Cadastro Único
Publicado em 17 de setembro de 2022
Quem deseja se inscrever nos programas sociais do Governo precisa ter o cadastro único em dia. Para se inscrever você deve ligar no CRAS, telefones 3456-4016 ou 3456-0967 e agendar o atendimento. O CRAS Iracemápolis está localizado na Rua Pedro Chinelatto, 521 – Centro.
Quem pode ser inscrito (a) no Cadastro?
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
a) Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
b) Possuem renda mensal familiar total de até três salários;
c) Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
Quais são os documentos necessários?
Documentos obrigatórios para o cadastramento.
Para o responsável pela família – RF:
a) CPF ou Título de Eleitor;
Para os demais membros da família:
b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Entretanto, é recomendado que o interessado apresente todos os documentos acima, para que o cadastro fique completo.
Para as famílias que tem membro matriculado em escola do ensino regular (fundamental, médio, superior, técnico, etc), recomenda-se também que traga Declaração de Matrícula emitida pela escola, em que conste o seu Código INEP.
Cadastramento de pessoas sem documento.
Se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, o entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista mesmo assim, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos. Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. O cadastramento é um direito da família de baixa renda.
Mas, enquanto o Responsável Familiar (RF) não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Ainda assim é importante que o cadastramento seja feito para que o governo possa providenciar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.