Outubro Rosa chama atenção para combate ao Câncer
Iracemápolis conta com associação de apoio para pacientes e familiares
Publicado em 3 de outubro de 2014
A luta contra o câncer de mama, listado como o mais comum entre as mulheres, ganhou destaque nesta semana com o início do Outubro Rosa. A campanha ocorre no mundo todo e tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção da doença.
Em Iracemápolis, ações foram programadas pela Secretaria de Saúde e também pela Associação de Apoio e Prevenção do Câncer de Iracemápolis (AAPCI).
Entre as ações, no próximo dia 12, ocorre a 2ª Corrida Solidária AAPCI que tem como objetivo levantar fundos para a associação, além de despertar a conscientização para a importância da prevenção.
Para participar do Outubro Rosa, diversos pontos do comércio compraram a camiseta da entidade que é mais uma maneira de colaborar e ainda passar adiante a ideia. A AAPCI atende hoje cerca de 56 pacientes, além de dar assistência às famílias.
No local, quem precisa encontra apoio psicológico, fisioterapia, e outras ações. Também são fornecidos os medicamentos que o paciente não encontra na rede pública. Um último balanço apontou que cerca de 200 pessoas passaram pela associação.
De acordo com a vice-presidente da entidade, Silmara Blumer Alves, o principal objetivo é oferecer apoio aos pacientes e familiares. “Muitas vezes a necessidade é de medicamento, mas há situações que a pessoa precisa conversar, sentir-se apoiada. A associação busca acolher essas pessoas em um momento difícil e incentivar a lutar”, comentou.
Sobre a corrida, ela comenta que é fundamental o apoio da população. “Muitos estão se inscrevendo e estamos muito felizes. O evento é organizado pelo Fernando Tank. Além dos recursos que nos ajudam muito, é importante a chamar a atenção para a doença e a prevenção”. O Outubro Rosa visa especialmente o despertar para o Câncer de Mama, mas a AAPCI atende pacientes com todos os tipos da doença, sejam homens ou mulheres.
EM NOVEMBRO
Além da Corrida, a entidade já prepara para o próximo mês o Bingo da APPCI e o Art AAPCI. O Objetivo dos dois eventos também é de levantar recursos para o custeio do atendimento. No Art AAPCI serão disponibilizadas peças de artesanato que podem ser compradas a preços acessíveis e que terão todo custo investido na associação. “Preparamos materiais especiais para o Natal. Além de colaborar, quem participar poderá conferir peças lindas”, citou a vice-presidente. Ela lembra que no próximo mês, a entidade também chama a atenção para o Novembro Azul, que tem a intenção de despertar os homens para a prevenção do Câncer de Próstata.
CARRO
A entidade comemora neste mês a conquista de um carro. De acordo com a vice-presidente, o veículo é fruto de uma doação do Instituto João e Belinha Ometto. “Fomos contempladas com esse veículo e estamos muito felizes porque era algo necessário. Nem todos os pacientes podem ir até a associação e muitos precisam de atendimento em casa. O carro será utilizado para esse atendimento especial”, comentou.
DIAGNÓSTICO PRECOCE REDUZ RISCO
O diagnóstico precoce do Câncer, conforme a oncologista do COL (Centro de Oncologia de Limeira), Ana Helena Macedo de Pádua Nunes, é decisivo e reduz em 16% o risco de morte em mulheres até os 50 anos e em 22% acima desta idade. A médica recomenda que as mulheres realizem anualmente o exame clínico das mamas a partir dos 40 anos, ou 35 anos para aquelas em grupo de alto risco ¬– como com histórico da doença na família –, o autoexame mensal e a mamografia anualmente.