Pacientes em hemodiálise fazem o percurso com táxis
Publicado em 27 de dezembro de 2019
Os pacientes de Iracemápolis que fazem hemodiálise em cidades da região começaram a fazer o percurso por meio de táxis custeados pela Prefeitura.
A medida tem contribuído para dar mais qualidade ao tratamento, segundo taxistas e pacientes. Um dos taxistas, o Zocão, afirma que viaja diariamente com os pacientes e nota a aprovação.
“A medida tornou as viagens mais confortáveis e ampliou a pontualidade, segundo eles próprios”, disse.
Ao implantar a medida, o prefeito Fábio Zuza informou que o objetivo foi dar mais conforto aos pacientes e trazer economia ao Município.
“Nosso objetivo é ampliar a qualidade e a pontualidade no atendimento. E também reduzir custos. O agendamento das viagens segue com o setor de Transportes e os serviços são acompanhados de perto”, detalha.
Para os pacientes, o ganho é grande, uma vez que os taxistas trabalham com carros de excelente qualidade.
ECONOMIA
A medida é fruto de estudos que levam em conta diversos custos, como diária e hora-extra de motoristas, combustível, pedágio e manutenção de carros da frota municipal — como troca de pneus, óleo e outros desgastes.
O diretor de Transportes, Lela, conta que na ponta do lápis fica mais barato locar táxis. “Após esse estudo, chamamos os taxistas da cidade e definimos a implantação da medida”, informou.
A economia aos cofres públicos é calculada, em média, em 46% em relação ao modelo anterior, feito inteiramente com carros municipais.