País em crise
Publicado em 17 de maio de 2019
Nesta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil está no fundo do poço em se tratando de economia. É uma afirmação forte e que reflete muito mais na vida do cidadão do que parece.
De modo geral, as pessoas não se preocupam com as contas do Governo nem percebem o quanto isso afeta os estados e municípios. Porém, o que acontece em Brasília interfere bastante no funcionamento dos governos estaduais e das prefeituras, que acabam sofrendo com a diminuição de repasses e cortes em programas.
Com uma simples pesquisa na internet, dá para ver que prefeitos e governadores estão sentindo bastante a dificuldade para administrar sem verba e que, se não fizerem os cortes, as contas públicas se tornarão inadministráveis.
Um exemplo disso é a notícia trazida nesta semana pelo jornal “O Globo”, que diz: “Falta de remédios ameaça dois milhões de pacientes no Brasil”. Em resumo, ela informa que, segundo relatórios, o país vive a maior crise da sua história na oferta de medicamentos para o sistema público de saúde.
Também nesta semana, diversas escolas e universidades fizeram greve para protestar contra o corte de verbas do governo Bolsonaro nos campos de educação e pesquisa. Muitos jovens ficarão sem bolsas para fazer mestrado e doutorado, o que vai refletir não só no presente, mas também no futuro do país.
Cabe por fim a reflexão: como chegamos a esse ponto?