Para inspirar jovens, professor de música usa a internet para ensinar a tocar guitarra
Músico criou canal no Youtube que em pouco mais de seis meses já conta com quase 2 mil inscritos
Publicado em 11 de agosto de 2017
Com 15 anos de experiência como professor de música, o iracemapolense Ricardo De Gaspari (32) decidiu inovar seu método de ensino utilizando a internet para compartilhar seu conhecimento musical. Ele criou um canal no site de compartilhamento de vídeos, Youtube, onde posta vídeos tocando e vídeoaulas ensinando a tocar guitarra. Em pouco mais de seis meses, o canal já tem quase 2 mil inscritos.
De Gaspari conta que seu envolvimento com a música começou aos 14 anos, quando ganhou sua primeira guitarra. Pouco tempo depois, após fazer aulas e aprender a manejar bem o instrumento formou uma banda na escola onde começou a ser procurado por colegas para ensinar a tocar guitarra. Aos 17 anos desenvolveu seu próprio método de ensino e começou a dar aulas.
O músico se aprimorou estudando entre outros cursos por quase três anos na escola de música EM&T em São Paulo (SP), onde teve aulas com Eduardo Ardanuy e Mozart Mello, que estão entre os maiores nomes da guitarra nacional quando o assunto é instrução.
CANAL
Durante sua carreira como professor, De Gaspari atuou paralelamente como músico de bandas de baile, eventos sociais e bandas de Pop/Rock Cover além de desenvolver trabalhos autorais. Hoje ele se dedica ao ensino da música como foco principal.
Para isso ele criou no início deste ano um canal no Youtube que hoje conta com 1. 769 inscritos. Os vídeos são postados às terças-feiras às 19 h. Além do canal, que leva seu nome, ele também mantém uma página no Facebook que tem 2.242 seguidores. Somando as duas plataformas, os vídeos do músico já somam 77.296 visualizações. “Estou muito contente, pois para uma fase inicial isso vai além das minhas expectativas”, diz.
OBJETIVO
O objetivo segundo ele é além de mostrar seu trabalho, compartilhar conhecimento. “O objetivo principal é compartilhar conhecimento e entretenimento, assim como promover o meu trabalho para o Brasil e para o mundo de forma geral, já que hoje através da internet é possível prestar serviços de muitas formas”, explica.
O músico cita que apesar de o trabalho digital render benefícios pessoais, a ideia surgiu sobretudo por amor à música e pelo desejo de inspirar outros jovens. “Apesar de isso tudo poder gerar tanta coisa para mim, a minha principal missão é lutar pelo meu instrumento e minha verdade na música. Hoje em dia vejo menos jovens que se interessam pelo meu instrumento e por esse meu mundo musical do que na época em que eu comecei. Se com o meu trabalho eu souber que estou conseguindo atingir, conquistar e envolver ainda que seja uma pequena fração desses jovens, eu me sentirei satisfeito”, completa.