PAT foca em cursos de qualificação


Publicado em 20 de dezembro de 2019
Ronalda e Stanlei: "Setor deixou de ser apenas um entregador de currículos" (Foto: Divulgação)

Ronalda e Stanlei: “Setor deixou de ser apenas um entregador de currículos” (Foto: Divulgação)

Para enfrentar a crise econômica do país, que fez com que as empresas demitissem ou deixassem de contratar, o PAT de Iracemápolis focou em uma alternativa: a promoção de cursos de qualificação profissional.

Antes, o setor limitava-se a ser um “entregador de currículos”, conforme relata Stanlei Neves, que assumiu a direção do departamento em 2017.

“Não que isso não seja importante, porque o PAT sempre foi um facilitador para quem precisa e está à procura de trabalho. Mas já no início da gestão nosso foco esteve em ampliar as atuações do setor, investindo em cursos de qualificação com foco, principalmente, nos jovens”, relata.

A aposta deu certo e graças a uma série de parcerias — com destaque para as firmadas com Senai e Governo do Estado — o PAT já ofertou dezenas de cursos desde então.

Com a ida de Stanlei para a Promoção Social, em 2019, quem assumiu o setor foi Ronalda Marafon — e a linha de trabalho foi mantida.

“Estamos focados em qualificação profissional. É um pedido do prefeito Fábio Zuza, que orienta que o setor oferte oportunidades para as pessoas se prepararem para o mercado”, frisa.

Os cursos ofertados em 2017, 2018 e 2019 são de áreas diversas, como culinária, manutenção de máquinas agrícolas, programas de estágio e o “Time do Emprego”, que ensina a montar currículos.

Ambos falaram sobre o trabalho do setor na entrevista a seguir.

Como avaliam o trabalho do PAT?

Ronalda: É gratificante, atendemos a população e temos a oportunidade de ajudar, orientar na busca por trabalho e ofertar cursos.

Quais serviços o setor oferece?

Ronalda: São vários, como emissão de carteira de trabalho e PIS, entrada no seguro desemprego e encaminhamento para entrevistas de emprego.

O PAT aposta em cursos?

Stanlei: Essa é uma atuação que visa dar oportunidades para as pessoas se qualificarem para o mercado. Todos esses cursos juntos geraram centenas de vagas em três anos.

Como é a relação do PAT com as empresas?

Ronalda: Estamos em constante visita. Para as empresas, disponibilizamos um banco de currículos, parceria para recrutamentos, sala para entrevista, entre outros serviços.

Onde o PAT está localizado?

Ronalda: O setor fica na Rua Pedro Chinelatto, 254, Centro, e atende de segunda a sexta das 9h às 16h. No mesmo prédio, estão os serviços do Banco do Povo e Junta Militar.

Deixem uma mensagem.

Ronalda: Estamos numa crescente, melhorando para ajudar o máximo de pessoas. Queremos agradecer à população pelo apoio, ao prefeito Fábio pela confiança e à equipe do PAT pelo trabalho: Marli, Dal, Vânia, Neusa e Mathias, além da Fabíola, do Banco do Povo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.