Paz
Publicado em 11 de abril de 2014
Estamos cercados por conflitos, está em todo canto, instituições, famílias, relacionamentos.
É triste perceber a limitada paciência, a intolerância e a violência na resolução dos embates emocionais e sociais. Dialogar até o consenso é exceção quando deveria ser regra.
Do que é que você precisa para viver em paz? Será que ela vem dos acontecimentos e dos outros e alcança você? Ou vem de dentro de você e alcança os outros?
Creio que tanto de uma maneira quanto da outra desfrutamos da tão preciosa paz.
Mas, não seria melhor depender mais do que vem de dentro?
O desejo de pacificar, de descomplicar, de viver um dia de cada vez que brota de nós nos permite viver melhor e influenciar de maneira positiva nosso convívio social.
Particularmente, não consigo dissociar a sensação de paz da pessoa de Deus, Ele é a própria paz e é justamente a presença Dele que está faltando nesse mundo, não porque Ele não deseje estar conosco, mas, porque é preterido, colocado em último ou nenhum lugar na lista de nossas prioridades.
Certa vez um rei encomendou a dois famosos pintores um quadro cuja temática fosse a paz, além de garantir que iria comprar os dois quadros, o rei anunciou que daria um prêmio para o artista que melhor retratasse a paz.
No tempo marcado, eles trouxeram suas pinturas.
O primeiro retratava um lago sereno, espelhando altas e pacíficas montanhas à sua volta, encimado por um céu azul com nuvens brancas como algodão.
Todos os que viram este quadro acharam que ele era um perfeito retrato da paz.
O outro quadro também tinha montanhas, mas eram muito íngreme, o céu, ameaçador, derramava chuva e relâmpagos. Da encosta da montanha caía uma cachoeira espumante, não parecia nada pacífica.
Mas o rei, experimentado nas artes, olhou com vagar e viu ao lado da cachoeira um pequeno ninho numa fenda da rocha: mamãe pássaro e seu filhote repousando em segurança.
O rei escolheu a segunda, e então lhe questionaram:
– Mas como? Porquê?
– Porque paz, explicou o rei, não significa estar num lugar onde não há barulho ou problemas, é estando neles não deixar-se contaminar, paz é capacidade de estar no meio disso tudo e confiar no cuidado de Deus.