Petiscos e Guloseimas
Publicado em 5 de setembro de 2014
Vocês devem ter notado a movimentação da indústria de alimentos para animais no ramo de petiscos e guloseimas.
São diversos lançamentos e reformulações que estão fazendo com que o que eram simples guloseimas se transformasse em aliados na manutenção da saúde de nossos bichinhos.
Exemplos disso são os biscoitos com ingredientes que promovem uma melhor saúde bucal, bifinhos e palitos que favorecem saúde intestinal, grande variedade de petiscos naturais e sem grandes quantidades de conservantes entre outros.
Não são raras as conversas em que os donos dizem que seus bichinhos até sabem onde os petiscos ficam guardados, sabem pedir e reclamam se faltar.
Os petiscos se tornaram grandes aliados de adestradores e proprietários que os usam como recompensa a um comportamento desejado, ou simplesmente como forma de demonstrar um carinho especial.
Porem temos que tomar muito cuidado para que esses aliados não se tornem vilões, pois geralmente eles têm cheiro e sabor muito mais agradáveis do que a ração que oferecemos fazendo muitas vezes que nossos animais deixem de comer o “prato principal” para se deliciarem com a “entrada” e “sobremesa”.
A maioria dos chamados petiscos não tem como característica ser um alimento completo e balanceado e quando oferecido de forma exclusiva ou em quantidades que substituam as refeições dos animais podem trazer prejuízos à saúde, principalmente derivados do desequilíbrio nutricional como desnutrição e obesidade.
Uma dica é oferecer o petisco como uma recompensa aos bichinhos quando eles “limpam o prato”.
Lembrem-se sempre de observar nas embalagens as quantidades diárias recomendadas que variam de acordo com a característica nutricional do produto e tamanho do animal a que será oferecido.
Bruno Zarro Domiciano
Loja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]