Plantio de mudas: um instrumento de educação ambiental
Publicado em 28 de agosto de 2015
Promover práticas ambientais e despertar o engajamento na promoção de hábitos de preservação foram dois dos objetivos da ação comunitária da COPLACANA/AFOCAPI, junto com a ONG Ágape, que resultou no plantio de 200 mudas de árvores na Fazenda São Pedro em Iracemápolis, de propriedade do cooperado Alexandre Bonin.
Antes do plantio, foi servido um café da manhã aos participantes. Em seguida, eles receberam um kit contendo camiseta e boné.
As mudas foram plantadas em área de reflorestamento próximo ao córrego da Geada. Todos os participantes colocaram a mão na terra e sentiram o valor da preservação da natureza. “Acreditamos que dessa forma estamos auxiliando no processo de conscientização sobre a preservação e o respeito com o meio ambiente”, ressaltou a coordenadora dos projetos socioambientais Maria do Carmo de Andrade.
Daniel Oliveira, Daniel Mayer (CATI) e Ednaldo Gonçalves, responsáveis pelo setor ambiental da ONG Ágape, enfatizaram que em todas as covas havia Hidrogel (produto que mantém a umidade e, dependendo da condição do solo, permite que a planta fique de 8 a 15 dias sem irrigar).
O projeto visa toda manutenção da área, como capinação e combate a pragas. Afinal, não adianta plantar mudas se não perpetuarem e virarem árvores.