Plataforma conecta população com serviços públicos
Publicado em 5 de março de 2021
Como um meio de conectar a população de Iracemápolis e os serviços oferecidos, a prefeitura destacou nesta semana os canais oficiais de comunicação direta. Por eles, os cidadãos podem tirar dúvidas, deixar sugestões, fazer reclamações e elogios sobre os mais diferentes temas.
Desde junho de 2020, a prefeitura possui o aplicativo e-Ouve, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store. Após baixar o aplicativo, o cidadão deve selecionar a cidade, fazer cadastro, selecionar o setor com o qual deseja conversar, informar o bairro onde mora e descrever o problema, sugestão ou elogio.
Após essa etapa, é gerado um protocolo e a demanda é enviada ao coordenador responsável pelo tema escolhido, que irá responder diretamente ao cidadão.
Durante a reunião de coordenadores, que ocorreu na quinta-feira (25), a ferramenta foi apresentada à equipe de trabalho da prefeitura para que o uso seja cada vez mais ampliado.
Outros meios de fazer o contato são: o e-mail [email protected] e também pelo site iracemapolis.sp.gov.br na aba Fale Conosco. Dentro do site, há ainda o ícone Fala.BR, plataforma nacional que permite acesso da população aos atos da prefeitura.
A prefeita Nelita Michel comentou que o objetivo é que as pessoas tenham acesso a todas as informações. “Temos como princípio a transparência nos atos do Executivo e, para isso, queremos divulgar cada vez mais esses canais de contato direto conosco. Por eles, a população questiona e as dúvidas chegam diretamente aos responsáveis. Além de esclarecer dúvidas, esse mecanismo nos permite melhorar o atendimento cada vez mais”.
CONSELHO DE USUÁRIOS
A prefeitura possui o Conselho dos Usuários dos Serviços Públicos Municipais, que tem o objetivo de avaliar a prestação do serviço público ao analisar a atuação da Ouvidoria Geral do Município. No início do mês, o conselho se reuniu para avaliar as demandas da população e o retorno feito a elas em 2020. Segundo a prefeitura, essa análise será feita a cada quatro meses.
O presidente do Conselho, Mario Domingos Leme, disse que os canais podem ser mais utilizados pela população. “São ferramentas muito importantes e percebo que poucos ainda fazem isso. Queremos ampliar esses acessos, divulgando nossos canais e respondendo à população sobre os temas solicitados”.
A prefeitura possui também as redes sociais Facebook e Instagram. Nesses casos, as ferramentas são usadas como meio de comunicação de forma coletiva, enquanto os serviços da Ouvidoria se comunicam com o cidadão individualmente.