A polêmica do logo
Publicado em 7 de março de 2014
Um assunto que se tornou polêmico há cerca de uma semana foram os desenhos do logo de Iracemápolis em alguns muros da cidade. Quando lançada pela Prefeitura, a logomarca recebeu elogios de iracemapolenses e também da região.
Afinal, a Prefeitura conseguiu um desenho e um slogan que traduziam a cidade e não gastou um sequer centavo por ele. O produto, feito em parceria com uma faculdade da região, elevou o orgulho dos iracemapolenses. O destaque foi tanto que a ação foi elogiada também em uma das cidades vizinhas, onde a Prefeitura havia gasto R$ 35 mil pela logomarca. De fato, saímos ganhando. Nossa marca, nosso slogan não custaram nada aos cofres públicos.
Mas alguma coisa deu errado, pelo menos em alguns pontos. Ao passar a logomarca para os muros, ação muito interessante porque reforça o valor de um povo, começaram a surgir as críticas.
Os desenhos estão nos muros de escolas e em prédios públicos, mas não estão iguais em todos eles. Basta observar que em alguns deles, não há referência de coração, figura principal do logo. Os desenhos mais diferentes estão ainda, na região central.
Em algumas áreas, é verdade, ele está perfeito. O slogan “Paixão que vem do interior” também escrito com letras legíveis.
Com isso, algumas pessoas se aproveitam para criticar o desenho, o logo, baseando-se em um fato isolado. A imagem criada pelos alunos para a Prefeitura é perfeita e não tem relação com o que foi feito em alguns muros. Sabemos que na maior parte, os logos estão adequados. Sabemos ainda que erros ocorrem em todas as áreas. Porém, nas imagens que estão distorcidas, cabe uma análise e, em outras também correção.