População já sente os reflexos do acompanhamento pós-covid feito por profissionais do município


Publicado em 13 de agosto de 2021
Ambulatório Pós-covid busca oferecer atendimento com uma equipe multidisciplinar (Foto: Divulgação)

Ambulatório Pós-covid busca oferecer atendimento com uma equipe multidisciplinar (Foto: Divulgação)

Iniciado em junho deste ano, o atendimento multidisciplinar aos recuperados da covid-19 tem surtido efeitos e os reflexos já são percebidos. Quem destaca os avanços é o diretor de Esportes, João Cleber. O primeiro passo é o atendimento com médicos, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. Após esse acompanhamento, a equipe do Esportes começa o trabalho de fortalecimento muscular e de respiração. Essa fase acontece no Centro de Lazer do Trabalhador, salão menor.

Os exercícios são feitos com todo o acompanhamento dos professores e supervisão do diretor de Esportes, que também é especialista em Biomecânica do Movimento. “Muitos relatam que, assim que tiveram a alta das internações, não conseguiam fazer movimentos leves como se sentar por exemplo. Fazemos a avaliação individual de cada um e, depois, passamos os exercícios para esse fortalecimento. Após duas ou três sessões, muitos já relatam melhoras”, citou João Cleber. O principal objetivo é devolver as funções que ficaram comprometidas ou se perderam por conta da internação ou doença.

O PROJETO
O Ambulatório Pós-covid busca oferecer atendimento com uma equipe multidisciplinar, para aqueles que passaram pela hospitalização devido ao coronavírus. O atendimento da equipe da Saúde acontece na Unidade de Saúde Noé Franco de Campos, localizada no Residencial Aquárius. Observação: Devido à dificuldade de respiração e de movimento que muitos apresentam, os pacientes são liberados do uso de máscaras durante o exercício, porém, os professores fazem uso das máscaras e os equipamentos são individuais. A equipe também mantém o distanciamento dentro do salão com janelas e portas abertas.

Os comentários estão desativados.