População pode registrar denúncias relacionadas à Saúde
Ouvidoria foi criada por determinação do Governo Federal para qualificar a gestão do SUS
Publicado em 16 de janeiro de 2015
A Prefeitura de Iracemápolis implantou no município a Ouvidoria de Saúde. A ferramenta, adotada em várias cidades brasileiras, é uma exigência do Governo Federal e tem o objetivo de fortalecer os mecanismos de participação social e qualificar a gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida, a criação da Ouvidoria representa um marco no sistema municipal de saúde de Iracemápolis. “Nossa intenção é dar voz para a população. Muitas vezes os problemas ocorrem e nós não ficamos sabendo. Essa omissão impede que medidas para melhorar o setor sejam tomadas”, destacou Valmir.
Na prática, todos os cidadãos que utilizam o SUS poderão registrar denúncias, reclamações, buscar informações ou ainda oferecer sugestões e elogios. A agilidade e a obrigatoriedade da resposta são os destaques desta ferramenta já que diante da necessidade apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, o ouvidor orienta, encaminha, acompanha a demanda e responde ao cidadão sobre as providencias adotadas, no prazo de 20 dias.
Desde a sua implantação, que ocorreu em setembro de 2014, a Ouvidoria de Saúde recebeu 16 denúncias e a maior parte delas é referente a insatisfação no atendimento. “Esta reclamação é geral em 99% das cidades. Às vezes o paciente não simpatiza com o médico e registra a denúncia. Cabe a nós investigar se houve mesmo um serviço mal prestado e informar ao paciente quais as medidas que serão tomadas”, explicou a responsável Eliane Raetano.
COMO DENUNCIAR
As denúncias podem ser feitas de três maneiras: pelo telefone 3456-3867 (pedir pra transferir para a Ouvidoria), pelo e-mail ouvidoria@
saude.iracemapolis.sp.gov.br ou ainda pessoalmente, com agendamento prévio, na rua Cesarino Borba, 486, Centro.