Preciso utilizar MÁSCARA para praticar exercícios ao ar livre?
Publicado em 22 de maio de 2020

João Cleber
Professor de Educação Física
Especialista em Biomecânica do Movimento
Coach de Crossfit
Empresário e Proprietário da Tribos Academia
Durante o isolamento algumas pessoas estão mantendo ou (adotaram) o hábito de realizar Atividade Física ao ar livre correndo, caminhando ou pedalando.
A recomendação atual é manter o isolamento social para conter o avanço do covid-19 no país. Mas, quando for necessário sair de casa, para ir ao supermercado ou farmácia, por exemplo, usar uma máscara protegeria você e, principalmente, as pessoas ao seu redor, especialmente se você foi infectado pelo novo coronavírus.
Essa mesma recomendação é válida para as atividades físicas ao ar livre?
Um estudo europeu recente revelou que o 1,5 a 2 metros de distanciamento mínimo indicado na prevenção da covid-19 pode não se aplicar para quem está em movimento. Uma simulação feita por cientistas da Bélgica e da Holanda mostrou que, ao caminhar ou correr, um indivíduo pode exalar ou inalar microgotículas contendo vírus num raio muito maior, de até 10 metros. A pesquisa europeia apontou ainda que, quanto maior a velocidade do exercício, maior a distância que precisaria ser mantida para evitar o contato com as partículas.
Isso significa que, se a pessoa for portadora assintomática do covid-19, pode espalhar o vírus por uma área muito maior. Assim os praticantes de atividades físicas ao ar livre também correriam risco de se contaminar porque podem entrar em “nuvens” que contenham coronavírus em suspensão.
Portanto o uso de máscaras também é recomendado em Atividades Físicas ao ar livre para proteger a si mesmo e aos que estão ao seu redor. Termino concluindo que ganhamos mais um “acessório” para os nossos treinos!