Prefeita fala sobre o aniversário da cidade em meio aos desafios da pandemia
Publicado em 30 de abril de 2021
Na segunda-feira, 3 de maio, Iracemápolis completa 130 anos de fundação e 67 de emancipação político-administrativa. Com a pandemia do coronavírus, o aniversário municipal será celebrado de forma diferente. Em um cenário impróprio para festas, a cidade segue em distanciamento social, respeitando decretos e recomendações sanitárias. A prefeita Nelita Michel fala a seguir sobre este momento e outros assuntos relacionados à sua trajetória, ao seu governo e ao aniversário da cidade.
Quais são as lembranças da Iracemápolis de sua infância? O que havia de bom naquele tempo que, se pudesse, traria para o presente?
Tenho certeza que divido com muitos moradores e moradoras as melhores memórias de uma infância vivida em Iracemápolis. Os passeios pela Praça da Matriz, as professoras de nossas escolas e estar, com minha família, indo à missa, conversando com as pessoas e ouvindo as histórias tão especiais do nosso povo. Tivemos uma infância simples, porém muito feliz. Tive oportunidade de contar em algumas situações sobre quando meus pais saíam para vender ovos. Meu irmão e eu íamos junto e, para nós, era uma verdadeira aventura. Mesmo diante de dificuldades, meus pais faziam daquela situação um momento lúdico e muito especial. Isso foi construindo em nós memórias fortes sobre ter orgulho do trabalho honesto e dos valores de nossa família. E é assim a nossa população: gente simples, trabalhadora e com muito orgulho de suas raízes. Estamos trabalhando muito para que todas as nossas crianças tenham também muito orgulho de sua terra, assim como eu tenho.
Somos uma cidade que se aproxima de 25 mil habitantes. Quais são, hoje, os maiores desafios do Município?
Estamos diante de muitos desafios. Quando iniciamos nosso trabalho, entre as necessidades mais urgentes estavam a situação financeira e também a necessidade de ações de cuidado com a cidade como, por exemplo, a poda de mato em áreas diversas e a necessidade de tapa-buracos. Porém, sem dúvida, nosso maior desafio foi a gravidade da pandemia de covid-19. Nos vimos sem ter para onde encaminhar nossa população que precisava de tratamento devido ao aumento de casos e internações em toda região. Tivemos o grande desafio de cuidar dessas pessoas e assumimos esse compromisso. Nossa equipe da Saúde não nos desamparou e tem lutado muito por cada vida. Passamos a internar pessoas em nosso hospital para que elas aguardassem a transferência com toda assistência. Passamos a realizar exames laboratoriais, algo que é histórico. Ampliamos nossos leitos e nossa equipe da saúde, incluindo médico emergencista. Pouco a pouco, e mesmo em meio a tantos desafios, estamos avançando e queremos avançar ainda mais.
Como prefeita, a senhora está em contato com autoridades de diversas partes. Vamos supor que, em uma reunião em Brasília, alguém que não conhece Iracemápolis pergunte: “como a cidade é?”. Qual seria sua resposta?
Tenho me encontrado com diversas autoridades em busca de apoio para melhorias para nossa população. Sem dúvida, falo sempre com muito orgulho de Iracemápolis. Somos um povo acolhedor, que recebe a todos de braços abertos. Somos também um povo trabalhador, que busca por dias melhores e trabalha por isso. No quesito desenvolvimento, temos uma localização privilegiada e estamos próximos da InvesteSP e governo estadual, em busca de novas oportunidades de emprego e renda de nossa população. Infelizmente, nossa cidade tem desafios gigantes à sua frente em diversos setores, muito poderia ter sido feito no passado e, infelizmente, não foi. Mas estamos olhando para frente, para todo potencial que temos, e muito confiantes.
Deixe uma mensagem à população sobre o aniversário da cidade.
São muitas as coisas que gostaria de dizer neste momento, mas, sem dúvida, a principal delas é sobre termos muita fé que todo esse momento difícil irá passar. Infelizmente, não poderemos comemorar o aniversário de nossa cidade como foi feito em muitos anos, com festas e eventos, pois a pandemia continua sendo uma preocupação. Mas acredito que Deus está cuidando de nossa cidade e que podemos, sim, construir um futuro melhor para todos. Já estamos construindo com muito trabalho e muita determinação. Aproveito para convidar a todos para assistir o documentário sobre a história de nossa cidade e que foi preparado com muito carinho por nossa equipe da Cultura. Desejo que nossa cidade receba muitas boas notícias e estamos trabalhando muito para que elas aconteçam. Um grande abraço a todos vocês. São os meus votos e também do meu vice, Chicão.