Prefeita realiza balanço do primeiro ano de mandato e destaca projetos para 2022


Publicado em 7 de janeiro de 2022
Nelita Michel conversou com a Gazeta sobre temas diversos da gestão (Foto: Divulgação)

Nelita Michel conversou com a Gazeta sobre temas diversos da gestão (Foto: Divulgação)

O que a prefeita projeta para Iracemápolis em 2022?

Eu, meu vice-prefeito Chicão Rossetti, e toda nossa equipe temos muitos projetos em andamento para nossa Iracemápolis. Estamos há um ano semeando com muito trabalho e já começamos a colher alguns frutos. Neste ano, tenho certeza, iremos colher muito mais. Trabalhamos para que tenhamos grandes novidades no tema emprego e renda, que irão criar muitas oportunidades para nossa população. Temos feito todo o possível para tornar nossa cidade cada vez mais atrativa a novas empresas e já começamos a receber notícias muito positivas. No tema Saneamento, estamos em busca de um importante investimento e, assim, conseguir alavancar melhorias no nosso tratamento de água. Temos uma Estação de Tratamento de 1.958 que necessita de muitas mudanças. Neste sentido, seguimos fazendo a lição de casa visando uma cidade maior, melhor desenvolvida e com água de qualidade. Na Saúde, já avançamos muito e projetamos continuar avançando. Essa, creio eu, foi a área que mais demandou nossa atenção no último ano e seguirá sendo prioridade. Na Educação, Esportes e Cultura, temos muitos projetos em andamento e outros que serão anunciados. Entre eles, queremos voltar a ver o nome de nossa cidade brilhar no Ciclismo e já demos o primeiro passo, junto com o treinador Renato Buck, por meio da criação do Centro de Formação Esportiva.

Que avaliação faz do mandato até o momento?

No ano de 2021, em que cumprimos o primeiro ano de mandato, enfrentamos muitos desafios e, mesmo diante de situações difíceis, conseguimos avançar muito. São muitas as conquistas em áreas como planejamento, economia, educação, cultura e esportes e tantas outras. No entanto, a que mais busco destacar é nossa saúde. Tivemos o grande desafio que foi o agravamento da pandemia de covid-19 que afetou todo o país. Nos deparamos com pessoas enfermas e não havia leitos em nossa região para transferirmos. De forma imediata, com nossa equipe da Saúde e apoio, criamos leitos em nosso Pronto Socorro, ampliamos equipes e providenciamos o atendimento. O objetivo era que essas pessoas tivessem conforto e cuidado até serem transferidas e, para nossa alegria, muitos receberam alta aqui, em nossa cidade. Com a chegada das vacinas, nossas equipes também se debruçaram para imunizar nossa população e hoje já atingimos quase 90% de vacinados com a primeira dose. E o que, para nós, foi motivo de muito orgulho, foi a criação do Ambulatório Pós-Covid, onde pessoas que passaram pela doença com hospitalização puderam ser atendidas por diversos profissionais, visando a completa recuperação. Na área da gestão financeira, quero destacar que conquistamos por duas vezes um lugar importante entre as cidades com a gestão orçamentária em ordem, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Em todo o Estado, somente 28 cidades estavam nesta lista em novembro. Isso só é possível porque temos honrado nosso compromisso em fazer uma gestão séria e transparente. Também realizamos o REFIS e a Lei Onerosa, em que muitas pessoas puderam regularizar sua situação financeira e de estrutura. Também quero dar um destaque ao ‘Tapa-buracos’ que foi uma das primeiras ações diante das necessidades apontadas pela população. Nossa equipe fez todo acompanhamento diretamente com a empresa contratada.

Com base no plano de governo, quais medidas já foram implantadas?

São muitos os projetos colocados em prática e, entre eles, estão: a Farmácia 24 horas para aqueles que passarem pelo Pronto Socorro aos finais de semana e feriados terem acesso a medicamentos, a informatização em todo sistema da saúde e pediatra aos finais de semana no nosso Pronto Socorro. Essa última é uma questão que precisou ser reavaliada durante o alto número de casos de covid-19, mas que pudemos retomar assim que foi seguro para nossas crianças. Pediatras aos finais de semana e feriados no Pronto Socorro visam suprir esse período quando os postos de saúde estão fechados. Também ampliamos as equipes do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Além disso, revisamos contratos, buscando sempre o zelo com o que é da população, melhoramos o atendimento a empreendedores, e tantas outras ações. Também destaco um projeto que é o Prefeita no Bairro que leva toda equipe da Prefeitura, assim como eu e meu vice, Chicão, para falar diretamente com as pessoas. Fizemos uma edição, assim que os números da covid-19 reduziram, e faremos outras neste ano. Essas são apenas algumas das ações que conseguimos concluir.

Deixe uma mensagem à população.

Quero dizer à nossa população que estamos muito confiantes com esse ano que está se iniciando. Um dia, sonhamos com uma Iracemápolis melhor e estamos trabalhando para realizar esse sonho. Sei que há muito a ser feito, mas não nos falta garra, coragem e muita fé para construir o futuro que desejamos para nossa pequena Iracemápolis. Quero registrar o agradecimento a cada morador que tem confiado neste trabalho. Destaco meu agradecimento a cada membro de minha equipe que tem se dedicado para cumprir nossos projetos e, claro, destaco o acompanhamento e agradeço ao meu vice-prefeito, Chicão. Desejo a todos um ano com muita paz, saúde e realizações. Que Deus abençoe nosso 2022!

Os comentários estão desativados.