Prefeitura afasta servidor acusado de desvio de dinheiro
Publicado em 18 de dezembro de 2015
O prefeito Valmir Almeida convocou na tarde de segunda, dia 14, uma coletiva de imprensa para falar sobre o resultado da sindicância que apurou suposto envolvimento de servidores públicos em possível desvio de dinheiro.
À imprensa, o prefeito disse que no fim de 2013 recebeu denúncia de que havia possíveis irregularidades e indícios de desvio no setor de arrecadação, que engloba tesouraria, tributação, contabilidade e financeiro.
“Diante da denúncia, contratamos uma auditoria para levantar informações. Foi constatado que a irregularidade cometida por alguns servidores vem ocorrendo há anos. Para minha surpresa, entre eles estava um comissionado da minha equipe”, disse.
O prefeito falou que não é conivente com este tipo de prática e, por isso, determinou que a investigação fosse feita com rigor. “Assim que recebemos o resultado da auditoria, determinamos a abertura da sindicância”, disse.
De acordo com a Prefeitura, a comissão durou oito meses e ouviu dezenas de pessoas, entre servidores e empresários. O coordenador jurídico Márcio de Sessa disse que o relatório concluiu que há indícios de irregularidade no setor de arrecadação entre 2011 e 2013 e cinco servidores concursados podem estar envolvidos.
Diante do caso, um servidor foi afastado. Os demais continuam atuando na Prefeitura, pois não há provas sobre eventual enriquecimento ilícito. “Apesar de não termos provas, há indícios de que houve atos irregulares pela confusão contábil e lançamentos fictícios no caixa”, afirmou.
O caso vai para o Ministério Público. Mais duas sindicâncias devem ser abertas, uma delas patrimonial. O objetivo é ver desde quando o suposto esquema acontece e ter o levantamento total do montante. “Oficializamos o Ministério Público, protocolamos no Tribunal de Contas e levaremos à Câmara Municipal, que atua como agente fiscalizador”, disse o prefeito.