Prefeitura amplia atendimento bucal em visitas domiciliares
Publicado em 19 de fevereiro de 2016
Visando aumentar o acesso da população e melhorar a atenção básica de saúde, a Prefeitura está incorporando a equipe de saúde bucal à estratégia de saúde da família. O atendimento agora é oferecido aos pacientes da USF Dr. Ângelo Arlindo Lobo e USF Angelina Massari Platinetti.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal, Zuleica Meneghim, a medida, além de atender as diretrizes da Política Nacional de Saúde, possibilita ao dentista realizar visitas domiciliares. “O dentista participando da equipe pode atuar em casos de recém-nascidos, acamados, espaços sociais como asilos e igrejas, além de escolas e creches”, informou.
A coordenadora destacou a importância de trabalhos em grupos, como o de pacientes com diabetes, para fazer uma orientação mais precisa, além de discussão do caso com a equipe e o acompanhamento domiciliar com as agentes de saúde.
A saúde bucal tem passado por profundas transformações desde que, em 2004, o Governo Federal implantou a Política Nacional de Saúde Bucal. A Prefeitura, acompanhando as transformações, implementou diferentes estratégias para aumentar o acesso da população. “Podemos citar como exemplos a implantação de serviços como endodontia (canal), tratamento periodontal (gengiva) e prótese total. Essas ações proporcionaram acesso da população a serviços especializados de qualidade e de alto custo”, finalizou.