Prefeitura busca soluções para desassoreamento da ETE

Obra ficou parada na gestão de Valmir e deixou o município inadimplente no Consórcio PCJ


Publicado em 13 de janeiro de 2017
Equipe conseguiu aditar o prazo do convênio; obra já recomeçou (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Equipe conseguiu aditar o prazo do convênio; obra já recomeçou (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

O prefeito Fábio Zuza, o coordenador de Planejamento Urbano, Benedicto Borba Filho, e o controlador interno da Prefeitura, Celso Crystal, estiveram na terça, dia 10, reunidos em Piracicaba com o diretor presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera.

O encontro serviu para resolver a situação da obra de desassoreamento da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Sítio Torioni. A obra estava parada há mais de seis meses por causa de problemas em quatro caixas de decantação, que servem para a secagem do lodo (produto remanescente do acúmulo de esgoto). As caixas quebraram e a gestão antiga, de Valmir Almeida, parou os serviços.

Com a obra paralisada desde a metade do ano passado, a Prefeitura correu o risco de ter que devolver o dinheiro utilizado por causa da má execução na construção das caixas. Foram gastos aproximadamente R$ 350 mil. A situação deixou o município inadimplente junto ao Consórcio PCJ até a finalização total do convênio. Com isso, Iracemápolis está, por ora, impossibilitada de receber novos recursos do PCJ.

Com o encontro, a Prefeitura conseguiu resolver o problema e aditar o prazo do convênio. O conserto das caixas vai ficar em aproximadamente R$ 150 mil, dessa vez com recursos do Executivo. Esse montante é o prejuízo gerado à Prefeitura por ter que refazer a construção das caixas.

A boa notícia é que a obra de reconstrução já foi iniciada. Ainda na terça, toda a documentação necessária para o andamento dos serviços foi entregue ao agente fiscalizador (Caixa Econômica Federal), em reunião na superintendência do órgão (foto).

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.