Prefeitura inicia levantamento de murtas para conter avanço do greening, doença que ameaça a citricultura


Publicado em 6 de julho de 2025

a foto murta

A Prefeitura de Iracemápolis, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura, iniciou um levantamento das murtas — também conhecidas como damas-da-noite — em diversos pontos do município. A ação tem como objetivo conter o avanço do greening, doença causada por uma bactéria que atinge severamente a citricultura e compromete plantações de laranja e outras frutas cítricas.

Apesar de bastante utilizadas para fins ornamentais em calçadas e jardins, as murtas são hospedeiras da bactéria transmissora da doença. A iniciativa segue a Resolução SAA nº 24/2025, do Governo do Estado de São Paulo, que determina a remoção e o manejo adequado dessas plantas, além de ações de conscientização da população.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, o primeiro passo será a identificação dos exemplares da espécie no município. “Na sequência, faremos o trabalho de conscientização junto aos responsáveis pelas árvores. A ideia é realizar posteriormente a substituição por espécies nativas, que não representem riscos à citricultura”, explicou.

A citricultura é uma importante atividade econômica para a região, e ações como essa buscam proteger os pomares locais, evitando prejuízos para os produtores e contribuindo para o equilíbrio ambiental.

Os comentários estão desativados.