Prefeitura iniciará divulgação da lista de vacinados hoje, diz coordenador de saúde


Publicado em 23 de abril de 2021

Por Vinícius Figueiredo

A lista que contém o nome de todas as pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 em Iracemápolis começará a ser divulgada hoje, sexta-feira (23). Foi o que disse o coordenador de saúde, Juvenal Chiochetti, em entrevista a esta Gazeta. A lei n° 2452/2021, que obriga a publicação da lista, entrou em vigor no começo de abril e foi alvo de atrito entre os poderes Executivo e Legislativo, pois recebeu o veto da prefeita Nelita, depois derrubado pela Câmara.

De acordo com a pasta da Saúde, o atraso na divulgação da lista aconteceu por problemas com o sistema onde são feitos os registros das vacinações, o VaciVida. Segundo Juvenal, o sistema não fornece o CPF das pessoas vacinadas. “Apesar de usarmos o CPF para cadastrar a pessoa no momento da vacinação, quando puxamos a lista dos vacinados do sistema, ele nos disponibiliza os dados sem o número do documento”, informou.

Ainda segundo ele, todos os outros dados que são pedidos pela lei estarão disponíveis. Chiochetti afirmou que, em conversa com os vereadores autores da legislação, Claudinho Cosenza e Ralf Silva, o problema foi mostrado e os vereadores entenderam a situação. “Conversei com o Jurídico da Câmara e a ausência do CPF não deverá ser um problema, pois a lei já o pedia de forma parcial, com os seis primeiros dígitos ocultados”, comentou Claudinho.

“A intenção da lei é dar mais transparência para a vacinação e evitar que boatos infundados ataquem os profissionais da saúde. Caso haja algum tipo de denúncia, será mais fácil para os vereadores apurarem e também ajudará a inibir os chamados fura-fila, embora, por enquanto, não há denúncias no município”, completou.

A lista estará disponível no site da Prefeitura (iracemapolis.sp.gov.br) e deverá ser atualizada toda sexta-feira, às 19h, conforme determina a lei.

Os comentários estão desativados.