Prefeitura moderniza sistema de compras
Procedimento está sendo informatizado; medida reduz burocracia e gera economia de tempo e recursos
Publicado em 15 de fevereiro de 2019
A Prefeitura está implantando um novo sistema para a compra de produtos e serviços utilizados pela administração pública.
Chamado “Requisições Web”, o sistema economiza tempo e recursos por estar em ambiente online, ampliando também a transparência no processo de aquisições.
Até então, todo o processo era feito pelos funcionários de forma manual, o que exigia deslocamento constante entre setores. As requisições eram em blocos de papel — o que gerava custos diretos e indiretos, além de burocracia.
O prefeito Fábio Zuza falou sobre o novo sistema. “É parte de todo um processo de gestão que vem sendo adotado para reduzir custos e tornar a administração pública mais eficiente, com foco em resultados, melhorando os procedimentos internos”.
INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA
De acordo com a Prefeitura, o investimento em tecnologia e inovação visa dar mais agilidade ao serviço público e ampliar o controle sobre a rotina administrativa.
Várias ações recentes foram tomadas com esse objetivo. Entre elas, a alteração na forma de entregar o holerite dos funcionários municipais, que tornou-se online. A medida ampliou a segurança das informações, gerou economia de papel e otimizou as horas de trabalho dos profissionais do setor de RH.
Outra ação recente foi a implantação do programa “Via Rápida Empresa” para facilitar a abertura de empreendimentos. O prefeito explica que, com esse sistema, o cidadão pode obter de forma online a inscrição municipal e a análise de viabilidade do negócio, não sendo mais preciso se deslocar a vários setores.
“É possível fazer todo o registro pela internet e obter o licenciamento de modo simples, o que facilita para o empreendedor”, afirma. O sistema da Junta Comercial do Estado pode ser acessado pelo link jucesp.sp.gov.br/VRE.
ATENDIMENTO ONLINE
Também como parte dos processos de inovação, o site oficial da Prefeitura passou a oferecer links para atendimento online visando agilizar o tempo para contribuintes, escritórios de contabilidade e empresas em geral.
O site dá acesso a impressão de 2ª via de IPTU, certidão de dados cadastrais do imóvel (valor venal), emissão de guia de dívida ativa e certidão de ano/área de casas e terrenos, entre outros serviços. O endereço é iracemapolis.sp.gov.br.