Presidente do Conseg fala sobre segurança pública
Publicado em 24 de maio de 2019
Marcelo Lima dos Santos, 51 anos, é o novo presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Iracemápolis. Ele assumiu a direção em abril deste ano para um mandato que vai até abril de 2021. Conversamos com o novo presidente. Confira.
O que é o Conseg?
É uma entidade de apoio às polícias. Em outras palavras, são pessoas da comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas que refletem na segurança pública. É um meio de estreitar a relação entre comunidade e polícias e fazer com que cooperem entre si.
As reuniões são frequentes?
São mensais, sempre na terceira quarta-feira de cada mês na ACIAI (Rua Pedro Chinelatto, 490, Centro).
Quem pode participar?
Polícias (civil, militar, federal e rodoviária), guardas municipais, prefeito, vereadores, empresários, representantes de ONGs, igrejas, escolas e pessoas da comunidade em geral.
Como você avalia a segurança pública?
As forças de segurança do município (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) são sempre atuantes, mantendo números estatísticos sempre baixos.
Como presidente, o que propõe para ampliar a atuação do Conseg?
A participação efetiva da população e líderes comunitários. A capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso. Assim, quanto mais autossuficiente e capaz de se organizar na busca de satisfação de suas necessidades, mais rapidamente vai obter níveis ótimos de paz social. Para isso, o Conseg é uma grande ferramenta de organização social e de exercício da cidadania.
Deixe uma mensagem aos nossos leitores.
A preservação da ordem pública é dever do estado, porém, direito e responsabilidade de todos.