Procon orienta sobre cuidados com os ovos de chocolate


Publicado em 25 de março de 2016

Nesta época do ano o comércio é invadido por ovos de chocolate de diferentes cores, tamanhos, recheios, surpresas e preços. Porém, antes de comprar, é importante pesquisar preços, qualidade e opções com atenção e avaliar o que cabe no bolso.

Independentemente do valor e do formato, tenha sempre em mente que chocolate é chocolate. As barras e caixas de bombons, por terem custo menor, são uma ótima opção para quem quer presentear sem gastar muito.

Outra dica é evitar fazer compras com crianças, já que são facilmente impactadas pela influência do marketing e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam bom custo x benefício. E observar o rótulo, que deve trazer informações como data de validade, peso líquido, lista de ingredientes e composição.

Preste atenção ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes na embalagem não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, é necessário observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o brinquedo.

É importante ter consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão quebrados, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto por este problema.

As embalagens devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação.

Quem faz produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.