Projeto da Engenharia Ambiental recolhe pilhas e baterias no ISCA Faculdades
Alunos do Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira também contribuem
Publicado em 20 de junho de 2014
Um projeto dos alunos do 9º semestre de Engenharia Ambiental vem promovendo a proteção ao meio ambiente no campus do ISCA Faculdades, que também abriga a Escola Técnica Sebastião Fumagalli e o Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira. A proposta é recolher pilhas e baterias sem uso, levadas pelos alunos e funcionários das três instituições.
O projeto faz parte das atividades curriculares da disciplina Tópicos Especiais em Educação Ambiental. Para Cláudia Brasil Vieira, professora responsável, o resultado da primeira etapa foi surpreendente. Em 20 dias, foram recolhidos 11,2 quilos de material, como pilhas comuns, baterias de celular, iPads e baterias de calculadoras, entre outros.
Os alunos se encarregaram de providenciar as caixas coletoras e elaboraram material teórico, por meio de pesquisa, para envolver também os alunos do colégio, no período diurno. São duas caixas coletoras grandes e várias menores, espalhadas por diversas dependências do campus. Além disso, banners informam estudantes e visitantes sobre a iniciativa.
Devido ao sucesso do projeto, a coleta vai continuar. Os responsáveis já estão mantendo contato com fábricas e entidades que desenvolvem iniciativas semelhantes para decidir qual a melhor destinação para os materiais.
Luciana Savoi Rossi, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do ISCA Faculdades, ressalta a importância do projeto. “Conseguimos uma boa repercussão interna, mostrando que as pessoas realmente têm interesse em se desfazer desses resíduos de maneira mais consciente, o que é muito importante, dadas suas características”, afirma.