Projeto de aulas de xadrez ‘Mentes de Aço’ encerra temporada com 800 alunos atendidos na cidade
Publicado em 11 de dezembro de 2023
O projeto ‘Mentes de Aço’, parceria entre a Prefeitura Municipal, a Arcellormittal e o Instituto Nacional de Educação, Esporte e Cultura, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, chegou ao fim na última segunda-feira, dia 27. O encerramento aconteceu na Escola Antônio Candido de Camargo e contou com um jogo demonstrativo com os alunos que fizeram parte do projeto na escola.
Estiveram presentes no encerramento a prefeita Nelita Michel, a diretora de Educação, Vilcéia Salvino, o diretor de Esportes, João Cleber, a professora, Fabiana Aguiar. O vereador Ralf Silva também esteve presente. Cintia Neves, Coordenadora do Ineec, e Talisson Abreu, analista de projetos do Ineec, também participaram da cerimônia.
Todas as escolas receberam a visita da professora Thayssa Siqueira ao longo dos últimos meses, onde os alunos inscritos puderam aprender os fundamentos e a praticar o Xadrez. O principal objetivo do projeto é estimular o raciocínio lógico nas crianças.
Participaram do projeto cerca de 800 alunos das escolas municipais e estaduais. Cada escola recebeu o material do projeto para distribuir aos alunos, que inclui: um kit de xadrez, uma camiseta e uma garrafa squeeze. Para as escolas, serão 64 tabuleiros de xadrez, 10 relógios e duas lousas metálicas para a prática esportiva.
“Parcerias como essa são sempre bem-vindas nas nossas escolas, pois é uma forma de trabalhar a educação dos estudantes, incentivando a boa tomada de decisão”, completa diretora de educação, Vilcéia Salvino. A iniciativa ainda presenteou a escola Antônio Cândido de Camargo, após um sorteio com todas as escolas, com um notebook, um projetor e uma câmera fotográfica.
A prefeita Nelita Michel agradeceu a colaboração de pais e dos professores que toparam o desafio de incentivar os alunos nesse novo esporte. “Esse projeto só é possível com a parceria e participação de todos. Mais uma vez parabenizar a todos que participaram e vamos torcer para que essas sementes deem frutos no futuro.
De acordo com o diretor do Departamento de Esportes, João Cleber, a ideia é dar continuidade ao projeto nas escolas. “Nosso objetivo com essa parceria é retomar o clube do xadrez nas escolas e formar um time municipal do esporte para representar a cidade em diversas competições”, destacou.