Projeto “Miniempresa” proporciona experiência empresarial

Estudantes do Ensino Médio são selecionados para participar de acordo com rendimento escolar


Publicado em 30 de setembro de 2016

Mayta Castilho
Especial para a Gazeta

José Ferreira de Melo Junior, diretor da escola, alunas integrantes da diretoria da miniempresa e Wanderlei Batista dos Santos, professor coordenador do projeto (Foto: Divulgação)

José Ferreira de Melo Junior, diretor da escola, alunas integrantes da diretoria da miniempresa e Wanderlei Batista dos Santos, professor coordenador do projeto (Foto: Divulgação)

A Escola Estadual João Ometto participa há oito anos do projeto “Miniempresa”, que proporciona aos alunos selecionados a oportunidade de participar de um curso ministrado na própria escola, onde desenvolvem o projeto de uma empresa de verdade.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento de Limeira (IDELI) em parceria com a empresa Junior Achievement e é realizado desde 2009. As aulas acontecem uma vez por semana e são ministradas por consultores da Usina Iracema, que apoia o projeto desde o início. O curso tem duração de 15 semanas e é destinado a alunos do Ensino Médio com melhor desempenho escolar. A seleção é feita pelos professores considerando notas, frequência e postura em sala de aula.

De acordo com o diretor da escola, José Ferreira de Melo Junior, a experiência traz para o aluno um senso de responsabilidade necessário para o jovem. “Temos visto que os alunos que participam do curso têm outra postura dentro da sala de aula. Isso é positivo”, afirma.
Miniempresa

Este ano, os alunos montaram uma empresa que produz esteiras para sofá com porta-copos e porta-trecos, chamada Defiforex.

A empresa conta com 28 alunos. A diretoria é composta pelas alunas Elisa Brenda Alves da Silva, 15, presidente, Maria Eloisa Granço Alves, 15, diretora de produção, Maria Eduarda Rodrigues Bigotto, 15, diretora financeira, Laura Salgarela Teixeira, 15, diretora de RH, e Marcela Vitória dos Santos Silva, 15, diretora de marketing e vendas. Elas desenvolvem toda a parte administrativa da empresa. Os demais alunos desempenham o trabalho de produção.

Todo o processo de criação, produção e venda dos produtos é realizado pelos alunos, sob a supervisão dos consultores da Usina e do coordenador do projeto na escola, o professor Wanderlei Batista dos Santos.

“Esta é uma experiência única. Eu pude adquirir conhecimentos que vão influenciar minha vida no futuro”, disse a estudante e presidente da miniempresa, Elisa Brenda Alves.

Prêmios

Em oito anos, a miniempresa do João Ometto já foi premiada cinco vezes na premiação estadual, ficando quatro vezes em primeiro lugar e uma vez em segundo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.