Racionamento pode economizar 1 milhão de litros ao dia

Apesar das alterações na rotina, populares ouvidos aprovam ação de racionar água


Publicado em 31 de outubro de 2014
Necessidade de uso consciente: Represa Municipal continua a baixar (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Necessidade de uso consciente: Represa Municipal continua a baixar (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Nesta semana teve início o racionamento de água em Iracemápolis e a previsão é que sejam economizados, pelo menos, um milhão de litros ao dia. O primeiro dia foi o mais difícil, mas a medida forçou mudanças de hábitos dos iracemapolenses.

O consumo, em comparação aos dias sem o racionamento foi um milhão de litros menor. A estimativa deve ser confirmada na próxima segunda-feira após uma semana da medida. A informação é do prefeito Valmir Almeida.

Segundo ele, normalmente, são consumidos seis milhões de litros ao dia em Iracemápolis. Na segunda-feira, primeiro dia da medida, foram consumidos cinco milhões. “A economia foi de um milhão de litros e esperamos que a queda no consumo permaneça”.

Se a economia será permanente ou não, só será possível saber após uma semana de racionamento, segundo o prefeito. Especialmente porque muitos optam por gastar mais água aos sábados e domingos.

“Nos últimos finais de semana, percebemos o consumo em alta. Houve ocasiões de serem consumidos meio milhão de litros a mais em um final de semana. O adequado é que o consumo caia e não aumente”, informou o prefeito.

A Represa Municipal continuou a baixar o nível e, por esse motivo, a fonte principal de captação é a Represa da Boa Vista. A ideia é preservar a vida da represa. Várias pessoas também estavam no local para conferir a situação da represa.

POPULAÇÃO

Apesar da mudança da rotina, a população ouvida pela reportagem diz ter aprovado a medida em prol da economia de água. Morador do Parque Cesarino Borba, Luciano Barreto diz apoiar a decisão. “Muitos não têm consciência da gravidade da situação, acredito que só com o racionamento mesmo pra economizar de verdade”, comentou.

Do Jardim Lazaro Honório, Carla Mateus também apoiou. “Acho válido, mas, infelizmente, há quem possa usar a água sem consciência. Aqui em casa nó aprendemos a reutilizar a água e descobrimos que quando lavamos a roupa dá pra deixar o quintal limpo com a mesma água que ai da máquina. O racionamento na prática pode ser que não resolva, mas espero que nos traga consciência do uso irresponsável do líquido tão precioso”, comenta.

Outra moradora, Mislene de Lima, cita os bairros que não possuem o reservatório. “Apesar da dificuldade eu sou a favor devido à falta de chuva”, ressalta.

DICAS DE ECONOMIA

1 – Vai chover? Prepare-se para a “recarga grátis”

Fique de olho na previsão do tempo e prepare-se com inteligência para reforçar o arsenal de coleta de água de chuva ( baldes, bacias, caixa de água específica para isso,etc) para fins não nobres. Com a água de chuva tem-se a vantagem adicional de regar o jardim ou lavar a louça. Quem puder, providencie desde já uma pequena obra para a instalação de uma cisterna que possa armazenar a água da chuva para sua própria comodidade.

2 – Banhos mais curtos fazem toda a diferença

É perfeitamente possível reduzir o tempo no banho sem nenhum prejuízo para a higiene pessoal. Se o banho é quente, e a água demora a aquecer, abra o chuveiro com o cuidado de posicionar um balde coletando a água fria até que a temperatura seja do seu agrado. Depois do banho, use a água do balde para qualquer outro fim ou adicione ao seu estoque doméstico de Águas de Reuso. Durante o banho, depois de molhar o corpo, feche o chuveiro e comece a se ensaboar. Depois, se for o caso, passe também xampu. Abra o chuveiro para remover a espuma e fim de papo.

3 – Outro jeito de lavar louça

Que tal reduzir pela metade o consumo de água nas torneiras (cozinha, banheiros etc) instalado redutores de vazão? Qualquer loja de material de construção tem essa peça pequenininha que assegura uma economia gigante de água. No mais, tente lavar a louça sem deixar a torneira aberta o tempo todo. Existem várias técnicas interessantes que alcançam o mesmo objetivo.

4 – Lavar calçada?

Não use a água para substituir o que uma boa vassourada dá conta. Se for realmente necessário, use água reutilizada.

Represa Municipal também deixa de abastecer cidade e dá lugar à Boa Vista (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Represa Municipal também deixa de abastecer cidade e dá lugar à Boa Vista (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.