Reginaldo: “Limpeza urbana é importante para a qualidade de vida”
Publicado em 6 de julho de 2018
A Prefeitura intensificou as ações de zeladoria, que são os trabalhos de rotina para dar manutenção em espaços públicos.
Nesta entrevista, o diretor de Serviços Urbanos, Reginaldo Silva, fala sobre o assunto. Ele frisa que os trabalhos são uma parceria com os setores de Defesa Civil, Logística e Manutenção, Planejamento Urbano, GCM e Fiscalização de Posturas.
Por que a zeladoria é importante?
Porque auxilia na qualidade de vida da população. Manter os pontos públicos em dia ajuda a eliminar focos transmissores de doenças e a preservar o meio ambiente.
Que serviços são feitos?
São vários, como varrição de ruas, roçagem, capinação, limpeza de bueiros, poda de árvores e serviços gerais em escolas, creches, Centro de Lazer e avenidas.
O Cemitério tem recebido melhorias?
Sim, temos feito uma manutenção especial em calçadas do local e pintura de muros. Agora em julho, começa a nova etapa de ampliação e a construção de mais jazigos.
A Prefeitura cortou serviços terceirizados no setor?
Sim, anos atrás havia um custo alto com a terceirização desses serviços, então cortamos. Hoje os serviços são mantidos por servidores públicos e Frente de Trabalho.
A coleta de lixo foi alterada. Por quê?
Alteramos o serviço para ter um sistema mais correto de transporte e manejo do lixo, seguindo normas e leis ambientais.
Isso trouxe economia?
Sim. Cada tonelada de lixo descartada pela Prefeitura custava antes R$ 332. Hoje custa R$ 237, e todo o gasto operacional também fica por conta da empresa contratada.
Fale sobre a dedetização de bueiros.
É uma ação importante, pois age sobre baratas, aranhas, escorpiões e ratos. Todos os bairros da cidade foram dedetizados no mês de junho.
E quanto a operação tapa-buracos?
Já começou uma nova etapa, que vai recuperar muitas ruas. São 5 caminhões e 75 toneladas de massa asfáltica para a tarefa.