Resumo Esportivo – 06/12/2025
Publicado em 9 de dezembro de 2025
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A
Onde assistir os jogos: Record e Globo(aberta) CazéTV (YouTube) e Premier (assinatura). Flamengo, multicampeão de 2025 vence o Ceará por 1 a 0 no Maracanã lotado e conquista o nono título brasileiro por antecipação. Flamengo é campeão com 78 pontos ganhos seguido de Palmeiras com 73, Cruzeiro 70, Mirassol 66, Fluminense 61, Bahia 60, Botafogo 60, São Paulo 51, Bragantino 48, Corinthians e Grêmio 46, Vasco e Atlético MG 45, Santos 44, Ceará e Fortaleza 43, Vitória 42, Internacional 41 e os rebaixados Juventude 34 e Sport 17.
As duas vagas do Z4 estão sendo disputadas por cinco equipes. Pela ordem de risco de rebaixamento temos Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos. Uma análise rápida:
Santos: com um empate em casa contra o Cruzeiro, escapa.
Ceará: precisa vencer o Palmeiras em casa para escapar.
Fortaleza: precisa vencer o Botafogo fora de casa se quiser permanecer no grupo de elite.
Vitória: precisa vencer o São Paulo em casa e torcer por tropeços de Ceará ou Fortaleza. O mesmo acontece com o Internacional diante do Bragantino no Beira Rio. Acompanhe os jogos que terão o horário único de 16h:
Fluminense x Bahia
Botafogo x Fortaleza
Corinthians x Juventude
Santos x Cruzeiro
Mirassol x Flamengo
Atlético MG x Vasco
Internacional x Bragantino
Vitória x São Paulo
Ceará x Palmeiras
Sport x Grêmio
Veja o ranking dos campeões brasileiros após a unificação de títulos: Palmeiras 12 conquistas, Flamengo 9, Santos 8, Corinthians 7, São Paulo 6, Cruzeiro, Vasco e Fluminense 4, Internacional, Atlético MG e Botafogo 3, Bahia e Grêmio 3, Coritiba, Guarani e Sport 1.
COPA DO BRASIL SEMIFINAIS
10/12 – 21h30
Cruzeiro x Corinthians
14/12 – 18h00
Corinthians x Cruzeiro
X
11/12 – 20h00
Vasco x Fluminense
14/12 – 20h30
Fluminense x Vasco
LIBERTADORES
Flamengo derrota o Palmeiras por 1 a 0 e conquista o tetracampeonato da Libertadores. A decisão que aconteceu no último sábado foi muito equilibrada, porém o rubro-negro carioca errou menos e levantou a taça pela quarta vez, superando os tricampeões Palmeiras, São Paulo e Santos e Grêmio. O Internacional soma dois títulos enquanto Vasco, Corinthians, Atlético MG, Botafogo e Fluminense levantaram a taça uma vez cada. Com a conquista o Flamengo recebeu de premiação R$ 177,3 milhões enquanto o Palmeiras somou R$ 91,9 milhões.
Enquanto o Flamengo está tendo um ano de conquistas, o bom time do Palmeiras deixou escapar a chance de disputar mais um mundial, mantendo o jejum desde sua fundação.
Para os esmeraldinos fica uma dura lição: para ser campeão da Libertadores é necessário ter um time quase que perfeito, porém, para conquistar o mundo, o time terá que ser perfeito.
SUL-AMERICANA
Atlético MG e Lanús da Argentina empataram sem gols, no tempo normal e na prorrogação da decisão da Copa Sul-americana. A equipe argentina venceu por 5 a 4 nas penalidades e conseguiu classificação para a Libertadores do próximo ano.
Com a perda do título, o Atlético também deixou escapar a classificação automática para a Libertadores de 2026.
FÓRMULA UM
Acontece neste final de semana a 24ª e última etapa da F.1 com o GP Abu Dhabi.
A corrida acontece no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi com início às 10h da madrugada e com transmissão ao vivo pela Band. Em termos de equipes, a McLaren já conquistou o título por antecipação com 800 pontos somados, seguida de Mercedes com 459 pontos e Red Bull 426.
A briga pelo título está entre Lando Norris, inglês da McLaren com 408 pontos, Max Verstappen, holandês da Red Bull com 396 e Oscar Piastri, australiano da McLaren com 392.
O vencedor da prova poderá conquistar 25 pontos mais 1 ponto pela volta mais rápida da prova. O segundo colocado soma 18 pontos e o terceiro 15. O brasileiro Gabriel Bortoletto que corre pela Sauber ocupa a 19ª posição com 19 pontos.
COPA INTERCONTINENTAL
Sem folga, o multicampeão Flamengo já participará da Copa Intercontinental enfrentando o Cruz Azul do México no dia 10 de dezembro às 14h, no Qatar. A partida é chamada como o Dérbi das Américas.
FRASES PARA REFLETIR
A vida é curta, viva. O amor é raro, aproveite. O medo é terrível, enfrente. As lembranças são doces, aprecie.
TÁ NA INTERNET
Quando tocamos em algo, deixamos as nossas impressões digitais.
Quando tocamos as vidas das pessoas, deixamos a nossa identidade.
A vida é boa quando você está feliz.
Mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por causa de você.
Nada na natureza vive para si mesmo.
Os rios não bebem a sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos.
O sol não brilha para si mesmo.
E as flores não espalham a sua fragrância para si.
Jesus não se sacrificou por si mesmo, mas por nós.
Viver para os outros é uma regra da natureza.
Todos nós nascemos para ajudar uns aos outros.
