SAE e Meio Ambiente participam de reunião do PCJ
Publicado em 28 de março de 2014
O diretor de meio ambiente, Murilo Basso Nolasco, e o diretor do SAE, Marcos Donizete Bento, estiveram em Valinhos na sexta-feira para participar da reunião do PCJ onde foi discutido um dos principais problemas que vem causando preocupações a todos os gestores municipais da região: a escassez de água no sistema Cantareira.
A falta de chuva atípica que assolou o estado de São Paulo neste começo de ano fez com que a capacidade do reservatório Cantareira chegasse a 14,6% do seu volume disponível influenciando diretamente na vida de mais de 13 milhões de pessoas. “Essa situação pode ficar ainda pior se não houver a recarga dos aquíferos”, explicou Murilo.
Em virtude desta problemática, os municípios terão que criar alternativas de abastecimento de água para suprir a deficiência de água em casos extremos. Iracemápolis possui atualmente dois reservatórios que abastecem a cidade e apesar do volume hídrico estar abaixo da média, os reservatórios não apresentaram grandes oscilações. Isso não significa que não precisamos economizar. “Nós solicitamos o apoio da população para continuar usando com consciência este recurso natural para evitarmos possíveis racionalizações no futuro”, destacou.