Saiba mais sobre a Quiropraxia


Publicado em 26 de maio de 2024

marchesin

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral”.

Consta de manobras manuais no corpo do paciente visando principalmente a coluna e as articulações. Entre os principais objetivos da Quiropraxia destaca-se a atuação sobre a coluna vertebral com vistas a garantir que os sistemas nervosos, assim como todo o corpo, estejam operando em sua plenitude. Faz uso de manobras no corpo do paciente para restaurar as condições das articulações, além de orientar hábitos e posturas.

As abordagens da Quiropraxia, ao realinharem a coluna vertebral e promoverem manobras nas articulações, aliviam a tensão muscular e a pressão sanguínea no local. Os resultados trazem alívio da dor e resgate da mobilidade e normalidade dos movimentos pelo paciente. Alívio da dor: diferentes dores podem estar relacionadas às condições da coluna vertebral, especialmente em situações de ergonomia deficitária.

Suas causas podem e devem ser tratadas. As abordagens quiropráticas são importantes aliadas na construção de qualidade de vida, promovendo o alívio da dor, em especial àquelas associadas à coluna. Melhora no desempenho: além de ser estressante, o mal-estar provocado por dores e incômodos, sobretudo aqueles com origens nas posturas, costuma ser um grande redutor do desempenho profissional.

O tratamento proporcionado pela Quiropraxia, e a sensação de bem-estar que ela promove, resulta em melhoria nos resultados do trabalho. Diminuição do uso de medicamentos: com o alívio da dor, o consumo de medicamentos é reduzido consideravelmente. Além dessa consequência do tratamento quiroprático, existe também uma melhora acentuada na autoestima do paciente, que se vê livre da dependência anterior do consumo de remédios para dor. Resultados rápidos: embora alguns tratamentos sejam concluídos com mais tempo de prática, a Quiropraxia ganha adeptos especialmente pelas respostas rápidas que ela oferece. As sessões empregadas não são demoradas e o alívio da dor chega quase instantaneamente, atendendo às necessidades de casos urgentes.

É importante ressaltar que o alívio de dores físicas tem impactos diretos na saúde mental. Sendo assim, a quiropraxia reduz sentimentos negativos, como o estresse. Melhoria na saúde mental: o realinhamento da coluna vertebral pode trazer benefícios para a saúde mental. Além disso, é importante levar em conta que a convivência com a dor é um poderoso agente estressor, o que pode dificultar o bem-estar no cotidiano e desenvolver o sentimento de ansiedade e até quadros depressivos.

Para que serve a quiropraxia? Dores de cabeça e no pescoço, tensões musculares dificuldades de locomoção, distúrbios no nervo ciático e outros distúrbios, respiratórios, tensão pré-menstrual, cólicas e distúrbios gastrointestinais, lesões esportivas e por esforço repetitivo, desvios de postura, síndrome do túnel do carpo, hérnias de disco, dores e dificuldades nas articulações e fibromialgia. Para quem é indicado o tratamento por Quiropraxia? Crianças, adolescentes, idosos, gestantes, lesionados e atletas.

Os comentários estão desativados.