Saiba o que fazer ao perder ou ter documentos roubados
Criminosos podem utilizar seus pertences na prática de crimes. O primeiro passo é fazer boletim de ocorrência
Publicado em 7 de agosto de 2015
Perda de documentos é uma situação que ninguém gosta de passar. Em lojas, bancos e para o uso de serviços públicos, é o mesmo que perder a identidade: a pessoa deixa de existir até que eles sejam refeitos.
Por isso, é preciso ter cuidado especial ao armazená-los, especialmente em eventos com aglomerações. E, no caso de perda, é necessário seguir alguns passos para evitar possíveis aborrecimentos.
Aqui vão algumas orientações importantes:
1) Ao notar falta dos documentos pessoais, cartões magnéticos ou talões de cheques, dirija-se imediatamente à Delegacia mais próxima e faça boletim de ocorrência.
2) Em seguida, ligue para o Serasa e para a Associação Comercial e registre a perda dos documentos e talonários de cheques: assim, os comerciantes filiados às duas entidades, após a consulta que normalmente fazem, impedirão compras ou abertura de crédito fraudulento.
3) Comunique imediatamente o seu banco e a operadora de cartão de crédito.
4) Não deixe para depois: providencie a segunda via dos documentos o mais rápido possível.
5) Carregue cópia do boletim de ocorrência onde você for. Em qualquer problema, você terá um comprovante que é vítima de furto / roubo.
6) Se achar necessário, como medida cautelar, faça um anúncio em jornal informando a perda dos documentos, cartões e talonários de cheques. Guarde a página do jornal que publicou o anúncio, pois pode ser fonte de prova no caso de estelionatários praticarem golpes em seu nome.