Saúde destaca a importância da 2ª dose para completar proteção contra a covid-19


Publicado em 13 de agosto de 2021
Até o momento, uma média de 60 pessoas estão em atraso com a segunda dose (Foto: Divulgação)

Até o momento, uma média de 60 pessoas estão em atraso com a segunda dose (Foto: Divulgação)

Iracemápolis deu um passo importante na vacinação contra a covid-19, alcançando a população com 18 anos. No entanto, as equipes da Saúde destacam que é fundamental que a população compareça para a segunda dose e, assim, completar a proteção contra a covid-19. Até o momento, uma média de 60 pessoas estão em atraso com a segunda dose. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Suzana Cardoso destaca que mesmo aqueles que, por algum motivo, perderam a data da segunda dose podem fazer o contato e remarcar a aplicação.

“A primeira dose é uma conquista, porém, sozinha, não é totalmente eficaz. As vacinas dependem do reforço da segunda dose. Orientamos que as pessoas compareçam. Se, por algum motivo, a pessoa perdeu o prazo, ela pode retomar e completar a imunização”, cita. A enfermeira Rosângela Biscaro Chiocheti destaca que a equipe tem feito contato com essas pessoas e que a comunicação precisa ser feita em caso de ausência.

“Estamos buscando essas pessoas via telefone e até mesmo no endereço. A população precisa entender que as vacinas vêm em frascos de cinco ou dez doses. Fazemos o planejamento e, quando alguém falta temos que buscar outra pessoa. Portanto, se a pessoa não puder vir, por motivo de saúde ou mudança, por exemplo, comunique a unidade de saúde, pois isso interfere em nossa organização e precisamos prestar contas”, completa.

Os comentários estão desativados.