Saúde esclarece dúvidas sobre covid-19


Publicado em 30 de abril de 2021
Equipe desenvolve perguntas e respostas para apoiar população neste momento da pandemia (Foto: Divulgação)

Equipe desenvolve perguntas e respostas para apoiar população neste momento da pandemia (Foto: Divulgação)

Com objetivo de continuar ajudando a população neste momento da pandemia, a equipe da Saúde de Iracemápolis desenvolveu um questionário com perguntas e respostas sobre a doença, sintomas, testes e outros dados importantes. Confira:

Quando suspeitar de covid-19? O que devo fazer?
Presença de sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta, coriza), podendo considerar novos sintomas como (dores de cabeça, dores no corpo, diarreia, náusea/vômito, calafrio, erupções cutâneas, perda de apetite, perda de olfato e paladar; Buscar atendimento médico no ARC- (ambulatório de referência ao Covid 19(seg. á sexta 08h ás 15h), demais horários, atendimento no Pronto Socorro (Sala 23).

Como são feitos os testes para covid-19?
Primeiramente, o paciente será avaliado pelo médico em consulta, onde será determinado ou não a necessidade de realizar o teste. O médico também dirá qual o melhor teste a ser feito baseado na data dos sintomas do indivíduo. Em casos de indicação do teste, o paciente deverá AGENDAR a data e horário do teste indicado pelo médico no ARC.

Tipos de testes covid-19
*SWAB- RT – PCR- método do cotonete, exame indicado entre 1º ao 7º dia de sintomas (exame encaminhado ao laboratório, com resultado de 5 a 7 dias;
*Teste rápido (IgG/IgM) – método indicado após 10º dia de sintomas, sendo indicado para maior precisão no 14º dia de sintomas, com resultado em 15 minutos.

Fui confirmado para covid-19, terminei o tratamento e continuo com sintomas, o que devo fazer?
Já é comprovado sintomas tardios e sequelas da Covid-19, após tratamento, a recomendação de retorno à assistência médica é para os casos graves, considerando falta de ar, cansaço extremo, sintomas leves deverão ser tratados em casa, orienta-se cuidados como aumento da ingesta hídrica, alimentação balanceada e repouso.

O que fazer se tive contato com caso confirmado de covid-19?
*CASO FAMILIAR: residente do mesmo domicilio, todos os moradores deverão manter isolamento de 14 dias a contar da data de início de sintomas do caso confirmado, ao término do isolamento, os demais familiares deverão agendar o teste rápido no ARC;
*CASOS EM AMBIENTES DE TRABALHO, ESCOLA, CONTATO FORA DE CASA: O indivíduo deverá observar atentamente a presença de sinais e sintomas da Covid 19, em caso de surgimento de sintomas dentro dos próximos 14 dias, o mesmo deverá procurar o serviço médico.

Fui vacinado, estou livre da covid-19?
A resposta é não. Ainda não existe vacina com total eficácia contra o Covid-19, as novas vacinas desenvolvidas demonstraram diminuição da gravidade dos sintomas.

Qual tratamento para covid-19?
Não existe tratamento oficial confirmado para cura da Covid-19, basicamente os cuidados são baseados em tratar os SINTOMAS ocasionados pela doença.

Fui confirmado para covid-19, devo repetir o teste ao término do isolamento?
Não. Não foi comprovado repetir nenhum tipo teste em casos de Covid-19 já confirmado. A preconização do Ministério da Saúde é, cumprimento dos 14 dias de isolamento, ao término, retomar atividades normais de trabalho e cotidiano.

Posso ter covid-19 mais de uma vez?
Já existem casos confirmados de reinfecção do vírus devido as novas mutações, porém não foi comprovado cientificamente nenhum caso de reinfecção em tempo menor de 120 dias.

Em áreas abertas como parques, praças, praias, chácaras, devo usar máscara?
O ar é a principal fonte de disseminação do vírus que provoca a Covid 19. As partículas do vírus podem permanecer no ar como aerossóis, por algum tempo se espalhando e contaminando as pessoas. Mesmo tendo um baixo risco de transmissão em locais abertos este risco não é nulo, principalmente em locais abertos onde há circulação de pessoas. Para fazer qualquer atividade em espaços públicos/privados ao ar livre, a recomendação é sempre pelo uso de máscara, conforme determina a lei, mesmo estando sozinho, porque pessoas podem aparecer a qualquer momento, o problema não é o ambiente e sim a presença de outras pessoas. Não é agora que temos que baixar a guarda e correr o risco de termos um aumento nos casos de covid-19. É importante lembrar que a pandemia não acabou. A flexibilização não significa que devemos deixar de nos prevenir.

Como me prevenir da covid-19?
Utilizar máscaras de proteção em qualquer situação, manter distanciamento mínimo de 1 metro e meio, higienização das mãos frequentemente com álcool 70% ou água e sabão, evitar locais fechados, aglomerações, festas, e em casos de sintomas gripais, procurar assistência médica e manter isolamento social.

Os comentários estão desativados.